Prefeitura continua com curso de capacitação de Segurança Pública

25/09/2013 12:07:00 - Jornalista: Equipe Secom

A prefeitura continua com o curso de capacitação de segurança pública "Programa Crack, é Possível Vencer". A atividade, que vai até 4 de outubro, é ministrada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, no auditório do Paço Municipal, das 9h às 11h. O público alvo é formado por agentes de segurança pública e guardas municipais de Macaé. A aula inaugural aconteceu no dia 9 de setembro, com a presença de 50 guardas municipais, agentes da Defesa Civil e autoridades. Ao todo, o curso totaliza 160 horas, distribuídas em três módulos. A Coordenadoria Extraordinária de Polícias sobre Drogas e a secretaria de Ordem Pública apoiam o curso.

O evento, um convênio firmado entre a prefeitura e o governo federal, tem objetivo de capacitar policiais militares e civis, bombeiros militares e guardas municipais para desenvolverem ações de segurança pública orientadas pela filosofia de polícia comunitária, habilitando-os para atuarem na docência dessa nova filosofia. Visa também abordar, de forma articulada, os eixos Prevenção, Cuidado e Autoridade que representam a criação e o aperfeiçoamento de mecanismos próprios de governança e atuação nos cenários de uso de drogas.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, coronel Edmilson Jório, o município foi o único contemplado pelo fato já ter realizado capacitação sobre o assunto. Entre as disciplinas abordadas estão: Direitos Humanos; Gestão de Projetos; Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária; Teorias sobre Polícia Comunitária; Substância Psicoativas: Conceitos Fundamentais; Políticas e Legislação sobre Drogas no Brasil, entre outros assuntos.

O curso é coordenado pelo subsecretário de Ordem Pública, Edilson Santana. Segundo ele, a intenção é formar multiplicadores para, posteriormente, serem realizadas capacitações internas dentro da guarda municipal que possui, hoje, um efetivo de 774 profissionais.