Prefeitura continua com operação de recolhimento de veículos abandonados

03/09/2013 16:31:00 - Jornalista: Carlos Vinícius Fernandes

A Prefeitura de Macaé continua com a operação para retirada de veículos abandonados das vias públicas. E nesta terça-feira (3) uma equipe da secretaria de Mobilidade Urbana visitou alguns bairros para notificar os proprietários, solicitando a remoção em até 72h. Caso contrário, os veículos serão recolhidos durante uma ação que acontecerá na sexta-feira (6), em parceria com a Coordenadoria de Posturas e a Vigilância Sanitária.

Esta etapa de notificação foi realizada de acordo com a demanda de solicitações feitas pela população à Mobilidade. Desta vez, os veículos em visível estado de abandono e notificados se encontram nos bairros Praia Campista, Miramar e Granja dos Cavaleiros. Uma solicitação também veio do bairro Cajueiros, mas, neste caso, antes mesmo da notificação, o proprietário retirou o veículo em questão.

- Os veículos abandonados, além de atrapalhar o tráfego de automóveis e de pedestres, colaboram com a propagação de doenças e com a insegurança. Por isso a equipe está empenhada em cumprir o que determina o Código de Posturas Municipal, notificando os proprietários e recolhendo os veículos, se necessário. A intenção é conscientizar as pessoas - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.

Além dos carros estacionados em via pública, sem condições de circulação e em situação de abandono, os veículos que também estiverem em situação de infração de trânsito que tenha como medida administrativa remoção do veículo também poderão ser removidos.

Operação - Esta ação já foi realizada no bairro Sol y Mar, onde a iniciativa da prefeitura em convocar os proprietários para que retirem os carros das ruas teve um efeito positivo, já que dos 11 veículos notificados, nove foram retirados pelos proprietários e somente dois tiveram que ser recolhidos.

As operações continuarão regularmente, e acontecerão bairro a bairro. “Os proprietários serão convocados a retirá-los da via, mas, em caso de não cumprimento, esses veículos poderão ser removidos se estiverem em desacordo com a regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no que diz respeito a estacionamento e circulação”, afirma o subsecretário de Trânsito, Julio Mangueira.

Essa operação é executada de acordo com levantamento realizado pelas equipes da Mobilidade e a Coordenadoria de Posturas, além das solicitações da população, por meio do telefone 2765-2963.