logo

Prefeitura continua limpeza em canais na Ajuda

27/12/2005 12:21:38 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), continua efetuando limpeza e alargamento do canal do Arrozal e de vários outros canais situado nas proximidades da Ajuda. O objetivo é facilitar o escoamento das águas que se acumularam nos bairros da Ajuda e Imburo desde a forte chuva que caiu na área no dia 13 de dezembro.

Segundo informações do engenheiro Mário José Bucker, da Semob, além do canal do Arrozal, há na região vários outros canais que fazem parte da bacia hidrográfica daquela área, com escoamento para o Canal Macaé/Campos. Esses canais estavam assoreados pela ação do tempo e a Semob está efetuando um trabalho de drenagem na área, com limpeza e alargamento dos canais. “O Arrozal passa por trás da Ajuda e é um canal natural, tendo ligação com o lago da Ajuda, localizado perto da Incubadora de Cooperativas, servindo, juntamente com os outros canais, para ajudar no escoamento das águas pluviais da região”, informou o engenheiro.

O acúmulo das águas foi causado por rompimento de represa em propriedade localizada nas proximidades dos bairros da Ajuda e Aterrado do Imburo, que causou enchente em varias áreas do local, trazendo transtornos para os moradores da Ajuda de Baixo.

No dia 13, tão logo a prefeitura foi comunicada do acontecido, a prefeito Riverton Mussi, acompanhado pelo secretário de Obras, Tadeu Campos, e outros secretários, esteve no local e determinou que ações fossem iniciadas para solucionar o problema. Funcionários e máquinas da Semob agiram rapidamente na área, com ações para conter o alagamento. Alguns moradores que foram desalojados de suas casas pela força das águas foram atendidos, através de ações da secretaria de Promoção Social e Fundação de Ação Social.

Na ocasião, para minimizar o problema e facilitar o escoamento das águas, a Semob realizou corte em asfalto na pista principal de acesso às localidades, na Avenida Hildebrando Barbosa, no Parque Aeroporto, utilizando duas retroescavadeiras, para possibilitar o escoamento das águas para o Canal Macaé/Campos. Com o corte na pista, foi necessária a atuação de agentes da secretaria de Transportes e Guarda Municipal, para interditar o trânsito.

No mesmo dia do alagamento, além do corte na pista, a Semob iniciou limpeza no Canal do Arrozal. Todas as ações foram realizadas com o apoio da Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec), que monitorou toda região atingida pelo alagamento.

O engenheiro, Mário disse que para iniciar o fechamento do corte na Hildebrando Barbosa é preciso pelo menos uma semana de sol. Como choveu bastante antes do Natal, a Semob está aguardando que as águas acumuladas na região acabem de escoar para dar início ao fechamento do corte no asfalto. Disse que logo que as águas abaixem serão instaladas no trecho cortado duas fileiras de manilhas com um metro de largura e também comportas para evitar novos alagamentos no bairro.