logo

Prefeitura convoca responsáveis para retirada do cartão da bilhetagem eletrônica

17/03/2011 15:06:46 - Jornalista: Assessoria Semed

Atendendo à lei 2.237/2002, que garante a distribuição do cartão da bilhetagem eletrônica, a prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação e da Central da Gratuidade ,convoca os responsáveis que realizaram o cadastro dos filhos no início do ano para que agora busquem o cartão para que os mesmos comecem a utilizar o benefício.

- Em 2011, cadastramos os alunos novos, os que no passado não tinham o cartão e os que necessitam de uma segunda via do cartão. No total, foram solicitados, aproximadamente, 3500 cartões. E para evitar qualquer transtorno, apesar de não haver uma data limite para entrega destes cartões, quanto mais rápido os responsáveis vierem buscá-los é melhor – disse a coordenadora da Central da Gratuidade, Suzane Machado.

O primeiro período para o cadastro do passe eletrônico para os alunos da rede municipal de ensino de Macaé aconteceu do dia 12 ao dia 21 de janeiro. Posteriormente, o prazo foi prorrogado para o dia 28 do mesmo mês, mas até hoje muitos responsáveis não foram retirar o cartão.

Este ano, o cadastro foi direcionado apenas aos alunos que não possuíam o bilhete eletrônico e aos que por algum motivo precisam da segunda via. Já os estudantes que realizaram o cadastro no ano de 2010 e não utilizaram os cartões, poderão utilizá-los este ano, já que os mesmos serão recarregados automaticamente.

A distribuição do cartão da bilhetagem eletrônica está sendo feita na própria Central da Gratuidade, na Rua Euzébio de Queiroz, ao lado do Centro de Treinamento. Os responsáveis pelos alunos que se cadastraram poderão retirar o cartão das 8h às 16h, mediante apresentação de documento de identidade. Mas, os que preferirem obter mais informações antes de se encaminhar ao local podem entrar em contato pelo telefone 2772-4055, como explica a coordenadora:

- Aproximadamente 2600 cartões foram distribuídos até a manhã desta terça-feira (15/) aos que vieram até a Central e comprovaram através da apresentação do documento de identificação serem os responsáveis pelo aluno. Aos que já fizeram o cadastro, mas ainda não vieram buscar o cartão, basta entrar em contato conosco ou comparecer à Central da Gratuidade durante o nosso horário de atendimento, explicou.

Para os alunos que vierem a se matricular na rede municipal de ensino após o início do ano letivo, Suzane Machado esclarece que o cadastro pode ser feito ao longo do ano. Ela também fez questão de exaltar o pioneirismo do programa: “Macaé saiu na frente com o sistema de passe eletrônico, que é pioneiro no estado. Houve um ganho muito grande com a substituição dos antigos passes de papel pelos cartões, como o fim das filas para retirada todos os meses do benefício, já que a recarga é feita automaticamente”,ressaltou.

O cartão da bilhetagem eletrônica é um benefício direcionado aos alunos a partir do primeiro ano de escolaridade do ensino fundamental e sua distribuição é de responsabilidade das secretarias de Mobilidade Urbana, de Educação e de Ciência e Tecnologia.