Foto: Robson Maia
Prefeito visita o local e reforça parceria
O acesso de banhistas à Lagoa de Jurubatiba, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, será mantido neste verão com o apoio de diversos órgãos da prefeitura de Macaé. Nesta segunda-feira, o prefeito Riverton Mussi, acompanhado do secretário de Obras, Tadeu Campos, esteve no local e acertou os detalhes da parceria com o chefe substituto do Parque, Marcos César dos Santos, e o fiscal Fernando Barreto.Também acompanhou a visita o presidente da Empresa Municipal de Saneamento e Águas (Esane), Marco Túlio Aguiar.
- A idéia inicial era fechar o acesso para a realização das obras do Centro de Visitantes do Parque, mas não poderíamos prejudicar os moradores do Lagomar, que sempre freqüentaram a Lagoa. A partir desta semana, estará proibido o acesso de carros, disse o prefeito.
Na parceria com o Instituto Chico Mendes, responsável pela administração do Parque, a prefeitura vai instalar no local banheiros químicos, um contânier de segurança e um portão na entrada do Parque, além da sinalização informando sobre as restrições.
- A medida foi tomada para a própria segurança da população. Conseguimos também parceria com o Corpo de Bombeiros, que vai disponibilizar um guarda-vidas para a Lagoa nos finais de semana, disse o chefe substituto do Parque.
A direção do Parque tinha anunciado o fechamento do acesso à Lagoa tendo em vista a forma descontrolada com que a visitação vinha ocorrendo - sem limite à quantidade de visitantes e proliferação de ambulantes e barraquinhas com venda de bebidas alcoólicas, o que não é permitido pelo Plano de Manejo do Parque.
A primeira reunião que organizou o apoio dos diversos órgãos municipais para que o acesso à Lagoa não fosse fechado ocorreu há algumas semanas numa articulação entre a Câmara Permanente de Gestão, a direção do Parque e a vice-prefeita Marilena Garcia, que no período ocupava a função de Prefeita em exercício.
Pela parceria, a Guarda Ambiental da Secretaria de Ordem Pública, fortalecerá a fiscalização e o controle de acesso. A Secretaria de Meio Ambiente que também disponibilizará pessoal para ajudar no controle. A Secretaria de Serviços Públicos, implantará um sistema de coleta de lixo nas imediações da Lagoa. A Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, que disponibilizará banheiros químicos e um container para abrigar o efetivo de fiscalização.
- Vamos dar continuidade às medidas iniciadas pela vice-prefeita para apoiar o Parque neste verão. Temos diversas ações programadas em parceria com o Parque de Jurubatiba, como a construção do Portal de acesso e o Centro de Convivência que vai dar condições para uma visitação controlada de qualidade. Enquanto isso, vamos fazer o possível para que a comunidade do Lagomar continue freqüentando o local de forma organizada e responsável com o meio ambiente, disse o prefeito.