logo

Prefeitura de Macaé 100% digital

08/05/2008 14:11:14 - Jornalista: Waleska Freire

O grande desafio da secretaria executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec) é informatizar e colocar sistemas computacionais em todas as secretarias municipais. De acordo com o secretário Guto Garcia, o objetivo é que todo procedimento administrativo seja digital. "Vamos aposentar o papel e parar de perder tempo procurando informações em arquivos e gavetas. O trabalho dos programadores e analistas de sistemas é desenvolver os programas para as secretarias", explicou.

A Seictec desenvolveu a Rede de Proteção Social, primeiro sistema desenvolvido para controlar todos os programas sociais da prefeitura. "Quando um sistema é desenvolvido pelos técnicos da prefeitura temos acesso ao código fonte do programa podendo fazer alteração quando necessário e não ficamos reféns de empresas, pois temos nossa própria tecnologia", informou Guto.

O secretário está convidando os funcionários municipais que exercem funções fora da área de Informática, mas que tenham habilidade como programador e analista de sistemas para fazer parte desta equipe força tarefa.

Outros sistemas estão em fase de conclusão como é o caso do sistema para a secretaria executiva de Trabalho e Renda (Semtre), onde será possível cadastrar todos os currículos, as vagas de empregos, as firmas que oferecem o trabalho, e, em seguida, o sistema fará a sincronização entre os candidatos e as demandas das empresas.

Essa força tarefa com os programadores e analistas de sistemas que todas as secretarias desenvolveram está finalizando mais de 120 relatórios do sistema Macaé Cidadão, um trabalho de vários programadores das secretarias municipais. Foi desenvolvido um HelpDesk para atendimentos de problemas de Informática na prefeitura.

Está sendo firmada uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora para aquisição de um software capaz de controlar mais de 100 escolas municipais. Junto com a secretaria especial de Comunicação, a Seictec está desenvolvendo um software para realizar o envio de ofício e memorandos digital, substituindo os ofícios impressos. O projeto, denominado "Comunicação Digital", otimiza e agiliza a comunicação interna entre os órgãos, e minimiza os custos, diminui o consumo de papel e cartucho.

Segundo Guto Garcia, muitos outros sistemas estão sendo desenvolvidos como, por exemplo, para controle do cerimonial da prefeitura, controle de leis, projetos utilizados pelo gabinete do prefeito e da Câmara Municipal de Macaé. Os

outros dois softwares desenvolvidos são os que fazem o controle dos equipamentos de Informática doados para Fábrica de Cidadania, e o que gerencia as Lan Houses Públicas, controla o tempo de acesso e dos sites não permitidos.

A Seictec está analisando oito sistemas de gestão integrada, que têm como meta integrar todas as 44 secretarias do município. Guto Garcia disse ainda que novos sistemas estão sendo estudados e desenvolvidos. "Estamos priorizando os sistemas com maior urgência, mas queremos criar uma nova filosofia em Macaé, da Tecnologia da Informação, utilizando a Informática como ferramenta para facilitar a vida do cidadão", concluiu.