logo

Prefeitura de Macaé apresenta Rede de Proteção Social às instituições no dia 23

14/01/2008 14:48:48 - Jornalista: Equipe Secom

No dia 23 de janeiro, das 8 às 12 horas, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), apresentará a Rede de Proteção Social (RPS) às instituições com trabalhos relacionados ao órgão municipal. A apresentação será no auditório do Paço Municipal, na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 534 – Centro.

Instituições subvencionadas pela Semdsh e que mantêm convênio com ela, secretarias executivas dos Direitos da Mulher, dos Direitos do Idoso, de Assistência Social, da Infância e Juventude, e Fundação de Ação Social (Fas) participarão do evento com o objetivo de conhecer a nova ferramenta social e a proposição de ajustes técnicos a serem implementados para efetiva operacionalização.

A Rede de Proteção Social (RPS) é uma ferramenta que nasce com o compromisso de registrar e reunir informações referentes aos usuários de toda a estrutura do governo municipal na área social e humana. O projeto da RPS é uma iniciativa da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh) viabilizado em parceria com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Sustentável, através da Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), responsável pela formatação do software.

Na apresentação no dia 23 de janeiro, os presentes poderão, além de conhecer a ferramenta, propor ajustes, inclusão de questionamentos e itens, visando ao aperfeiçoamento para que na efetivação seja eficiente o trabalho. A proposta da Semdsh é constituir uma Rede de Proteção Social, por intermédio da vinculação dos usuários do município de Macaé a um banco de dados, seguindo a Política Pública de Assistência Social, sendo possível o acompanhamento e o monitoramento das estratégias de implementação desta política.

Funcionamento da Rede

As portas de entrada das informações dos usuários serão as Secretarias Executivas da pasta da Semdsh, ou seja, dos Direitos do Idoso, da Infância e Juventude, dos Direitos da Mulher, de Assistência Social e a Fundação de Ação Social, que hoje já recebem a população para atendimento de diversas demandas na área social e humana, no entanto, sem um registro único de dados para checagem e cruzamento de informações. Além destas, as instituições subvencionadas/conveniadas também farão uso do software.

Raio X

Com a Rede de Proteção Social será possível ter real visão do sistema de atendimento da Prefeitura de Macaé à população, colaborando para que haja planejamento de ações com base em dados fidedignos à realidade. Vários serão os dados coletados para conhecimento do perfil social do usuário, gerando índices e relatórios. Com a RPS também será possível cruzar informações no ato do atendimento, impedindo que demandas sejam supridas por mais de um órgão da municipalidade, já que o sistema estará em rede entre as secretarias. Esta novidade trará ganhos reais para a Prefeitura de Macaé, que otimizará investimentos, podendo ampliar, por conseqüência, sua área de atuação.

Público do evento do dia 23

Serão convidados para o evento do dia 23 de janeiro, além das secretarias executivas da pasta da Semdsh, a Fundação de Ação Social; 95º RJ Grupo Escoteiros José Passos de Souza Junior; Albergue Bezerra de Menezes Francisco Xavier; Amigos da Solidariedade da Região Serrana de Macaé (Amisol); Associação Beneficente Cristã (ABC Filiar em Macaé); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação dos Aposentados e Pensionistas (Asapem); Cades Barnéia-Centro de Intregração, Capacitação e Desenvolvimento de Comunidades ; Casa do Caminho; Catalunya em Missão; Centro Católico de Evangelização Shalon; Centro Social Juliana Barros; Fundação Beneficente Ana Brígida; Fundação Educacional, Cultural de Radiodifusão Esperança (Fecre); Movimento da Diversidade Sexual; Núcleo de Dança Portadores de Alegria; Podemos Ser Crianças Saudáveis Instituição (Poscris); Sociedade Pestalozzi; União dos Escoteiros do Brasil 115, Xangô Menino; Arte e Ofício de Macaé; Associação Beneficente e Promocional Conselho Interdenominacional de Músicos, Cantores e Compositores Evangélicos do Brasil (Ciceb); Associação Cultural e Social de Ofícios Manuais de Macaé (Associarte); Instituto Comunitário Irmãos de Bairro; Lojas Maçônicas – Restaurante Popular; Membros da Companhia de Dança; Oficina de Talentos e União dos Estudantes.