Prefeitura de Macaé é alvo de ataque cibernético do tipo ransomware

09/06/2021 21:07:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Secretaria de Adjunta de Ciência e Tecnologia

Após a constatação da invasão, os equipamentos foram isolados para análise do impacto e do tipo de malware

A Prefeitura de Macaé foi alvo de ataque cibernético no último dia três de junho, feriado de Corpus Christi. Um malware (um tipo de programa desenvolvido para infectar o computador de um usuário e prejudicá-lo de diversas formas) atingiu servidores de arquivos de rede, sistemas e banco de dados.

Após a constatação da invasão, os equipamentos foram isolados para análise do impacto e do tipo de malware. "Alguns servidores importantes foram infectados e muitos dados acabaram corrompidos, deixando a maioria dos sistemas internos indisponíveis", informou o Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos.

Segundo ele, através de verificação de tráfego de rede foi possível concluir que o vírus chegou através da rede interna (pendrive, rede local ou VPN de Home Office) e não diretamente da internet. O portal da prefeitura de Macaé e os serviços disponíveis para o público através da internet não foram impactados.

A Prefeitura através da Secretaria de Adjunta de Ciência e Tecnologia está trabalhando no projeto de modernização que contará com investimentos em novos computadores para os funcionários, central de segurança, gerencia de redes, computação em nuvem e outros serviços de TI para dar mais eficiência a gestão municipal e manter um ambiente seguro para a digitalização dos serviços a população.

A Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia enviou um memorando à Procuradoria Geral do Município solicitando que sejam tomadas as providências jurídicas necessárias. O documento também solicita a realização de uma comunicação de ocorrência junto à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).