Prefeitura de Macaé inaugura Centro de Referência da Mulher

05/09/2011 11:01:18 - Jornalista: Liliane Barboza

A Prefeitura de Macaé vai inaugurar nesta quinta-feira (8) o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM). O espaço foi criado com o objetivo principal de combater qualquer tipo de violência contra mulher e contará atendimento social, psicológico e advogados para orientações judiciárias. A inauguração está marcada para às 14h30m.

O espaço com três pavimentos e 226 metros quadrados de área construída fica ao lado da Delegacia Legal, no centro da cidade. O investimento é de aproximadamente de R$ 206 mil. As equipes de trabalho estãod ando os últimos retoques no prédio.

De acordo com informações da subsecretária de Políticas para as Mulheres, o prédio conta com hall de entrada, administração, banheiro adaptado para atender as necessidades de portadores de necessidades especiais, cozinha, sala da direção, espaço de investigação, correção, inspeção e informações policiais.

- O Centro de Referência da Mulher já está todo pronto para iniciarmos o atendimento. A principal finalidade é orientar e dar apoio às mulheres vítimas de violência. Não somente a violência física, mas também a psicológica - agressão verbal, ameaças, insultos e ironias - que é uma das que mais acontecem. Um grande problema que impede a denúncia é a dependência financeira do agressor, informou a subsecretária Vânia Deveza.

Lei Maria da Penha – Lei 11.340/06

Trata da violência doméstica e familiar contra a mulher e garante proteção à vítima e seus familiares. Ao denunciar seu agressor, a mulher vítima deve solicitar de ser acompanhada por um policial, para buscar seus bens pessoais; que o agressor seja afastado do lar; de ser levada com seus dependentes para local seguro, quando houver risco de morte; a busca e apreensão de armas, que estejam na posse do agressor; a suspensão da posse e/ou restrição do porte de arma do agressor; que o agressor seja proibido de se aproximar da mulher, dos seus familiares, testemunhas e/ou se comunicar, por qualquer meio; a restrição ou suspensão das visitas aos filhos, guarda provisória e prestação de alimentos.

Telefones úteis:

Disque Mulher: 0800-282-2108
Delegacia de Polícia: (22) 2772-6564
Projeção da 123 DP : (22) 2772-6564
Polícia Militar: 190

Informações adicionais para ter acesso atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Mulher pelo telefone (22) 2772-5250.