Prefeitura de Macaé monta um esquema especial para o feriadão no Sana

19/04/2010 18:02:37 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Romulo Campos

Objetivo da ação é garantir a ordem e tranquilidade num dos mais belos locais do município

Com a chegada dos feriados desta quarta-feira (21, Tiradentes) e sexta-feira (23, São Jorge) a maioria das pessoas opta por passar alguns dias na região serrana de Macaé. Atendendo aos apelos da Comunidade do Sana, a prefeitura preparou um esquema especial de segurança, fiscalização e trânsito desta terça-feira até domingo (25), com o objetivo de garantir a ordem e a tranquilidade dos moradores e turistas, bem como o respeito à lei e à natureza.

A ação “Grito do Sana” conta com a participação de cerca de 50 pessoas que vão monitorar o acesso à região do Sana, envolvendo equipes das secretarias de Saúde, Ordem Pública, Guarda Municipal Ambiental, Mobilidade Urbana/Mactran, Governo, Meio Ambiente, Fiscalização Ambiental e de Posturas, Câmara Permanente de Gestão (CPG), Gerência de Programa e Segurança da CPG, Subsecretaria de Comunicação Social, Subsecretaria de Turismo, Coordenadoria de Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros.Toda a articulação da ação foi organizada pelo Gabinete da Vice-Prefeita, Marilena Garcia.

O objetivo da ação integrada é: desobstrução do passeio público, repressão a armas e drogas, ordenamento do comércio informal, licenciamento de estabelecimentos, fiscalização ambiental, educação ambiental, cadastramento e revista no portal de entrada do sexto distrito, combate à poluição sonora, ordenamento do acesso às cachoeiras e ordenamento do trânsito.

- A missão do Projeto “Grito do Sana” é ordenar o local, tais como: evitar carros e ônibus de excursões estacionados em lugares impróprios e não será tolerado a permanência de carros de sons ligados nas vias do Arraial do Sana, informou o gerente do Projeto de Segurança, Lúcio Aracati.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, o objetivo é dar ênfase para a fiscalização de carro de som. “Nossa equipe vai contar com decibelímetro para auferir as emissões sonoras e embasar possíveis autuações”, disse.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, um esquema de trânsito foi montado, para melhorar o tráfego na região. “Até domingo, fica proibido o estacionamento de veículos em ambos os lados da via, entre o Posto Médico de Saúde até a Casa de Cultura Emílio Gato (na altura da ponte), compreendendo o entorno da praça principal. Será permitido o estacionamento nas demais vias somente de um lado, de acordo com as orientações dos agentes de trânsito; será disponibilizada uma área na chegada do Arraial do Sana para estacionamento dos ônibus de excursões e veículos de visitantes (que não estejam hospedados nas pousadas”, disse Jorge Tavares Siqueira.

Ele lembra ainda que, serão mantidos agentes de trânsito em ronda ostensiva e postos fixos para assegurarem o ordenamento do trânsito. Em caso de necessidade, haverá um reboque para fazer a remoção dos veículos de condutores que não seguirem as determinações.