logo

Prefeitura de Macaé promove a Primeira Corrida de Garçons da Região em homenagem à classe

13/08/2006 20:31:39 - Jornalista: Cesar Dussac


Em comemoração ao Dia do Garçom (11 de agosto), instituído por lei estadual, a prefeitura de Macaé, através da secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), e a Cooperativa de Garçons Barmans e Maitres (Coopbam) promoveram em parceria, na tarde deste domingo (13), na orla dos Cavaleiros, a Primeira Corrida de Garçons, Barmans e Maitres da Região. O primeiro lugar ficou com Ederval da Cruz (Eder), garçon de Rio das Ostras; o segundo lugar ficou com Vânia Ramos, de Macaé; a terceira colocação foi para Maria Aparecida de Andrade (Cida), também de Macaé.

Foram 36 concorrentes (30 garçons e seis garçonetes de Macaé e municípios vizinhos), que tiveram de completar um percurso de 150 metros. A final contou com três homens e duas mulheres. Os vencedores explicaram as performances. “Já conhecia o evento realizado no Rio de Janeiro, e sabia que Macaé ia promover um evento de alto nível. Cheguei sem pretensão alguma. Arrumei os produtos na frente da bandeja, equilibrando sempre, lutando contra o vento, e procurando ficar calmo”, disse o campeão. Vânia Ramos falou das dificuldades da prova. “É difícil equilibrar a bandeja na palma da mão. Fixei a mente nos produtos e lutei contra o vento”, observou. Cida também falou do maior adversário. “Olhava para a bandeja e acompanhava o balanço do vento. Deu pra chegar com os produtos em pé”, acentuou.

A principal regra da corrida é não deixar que caiam os produtos componentes da bandeja, antes de cruzar a linha de chegada. Cada uma das seis baterias contou com seis concorrentes. Foram escolhidos dois de cada bateria para as duas semifinais. Na primeira, se classificaram Weverton, de Carapebus, e Ederval; na segunda, só foi selecionado um concorrente, Marcelo (P.E), de Macaé, o único que conseguiu cruzar a linha de chegada, embora tenha deixado cair os produtos, antes do último passo. Os outros concorrentes deixaram cair as bandejas nos primeiros 50 metros da prova.

O favorito da competição, eliminado na primeira semifinal, Marcelo Fabrino (Marcelinho Brinco), foi o segundo colocado na 5ª Corrida de Garçons do Rio de Janeiro, realizada domingo (06), na orla de Copacabana. “Não observei quando foi dado o sinal de largada. Fui o terceiro a chegar. Ano que vem vou participar em Macaé e no Rio”, prometeu.

O presidente da Coopbam, Jorge Luiz da Silva, falou dos resultados alcançados. “Atingimos nossos objetivos. Devemos o sucesso ao apoio de parceiros importantes, como a Prefeitura, a Semel, secretaria de Governo (Segov), Trabalho e Renda (Semtre), secretaria de Comunicação (Secom), Macaé Transporte e Trânsito (Mactran), Sindicato dos Garçons, Barmans e Maitres do Rio de Janeiro (Sigabam), empresários de restaurantes, bares e similares e da hotelaria”, acentuou Jorge Luiz.