Foto: Kaná Manhães
A coordenadora do programa, Marília Bastos, ficou muito satisfeita com a participação em massa dos pais dos novos participantes
Atender adolescentes de ambos os sexos oriundos de famílias de baixa renda, visando à sua integração em atividades de estágio educativo, tem sido a missão do Programa Municipal Nova Vida. Há quase duas décadas o programa atua na formação e capacitação dos mesmos através de cursos profissionalizantes em parceria com outros órgãos, para posteriormente inseri-los no mercado de trabalho formal.
Para serem informados sobre a Lei que ampara o projeto segundo as questões pedagógicas, administrativas e sociais, foi realizado nesta sexta-feira (25) o I Treinamento para os 51 novos integrantes do programa, no auditório 31 da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no centro de Macaé. A partir de agora, o Nova Vida passa a atender cerca de 250 jovens entre 14 e 18 anos.
Na ocasião, também foram abertas as contas correntes para a viabilização do recebimento da bolsa auxílio paga aos adolescentes, no valor de meio salário mínimo, em nome do próprio jovem e do responsável, num espaço montado no corredor da Semed.
A coordenadora do programa, Marília Bastos, ficou muito satisfeita com a participação em massa dos pais dos novos participantes que acompanharam seus filhos no encontro, principalmente pelo entendimento da importância da presença deles na reunião.
- Pela manhã conversamos com eles sobre as leis que regem o programa para que todos possam conhecer o trabalho realizado por nossa equipe, e na parte da tarde distribuímos o questionário “Queremos conhecer”, para que possamos saber sobre as preferências de cada um deles, para que fique mais fácil de encaixá-los nos diversos setores municipais a partir de segunda-feira, explicou a coordenadora.
Ocupar o tempo vago de seu filho de 15 anos foi uma das razões da dona de casa Rosimere Santos Machado Soares, de 34 anos, moradora do bairro Aeroporto, após a morte de seu filho caçula em dezembro do ano passado por uma fatalidade.
- Após o falecimento do meu filho de apenas 14 anos ficamos muito abalados, principalmente o Tiago que ficava em casa sem saber o que fazer da vida sentindo falta do irmão. Foi então que através de uma amiga da minha mãe, que o inscrevi no programa para que ele tivesse uma ocupação no período da tarde, depois que chegasse do colégio, e também para que ele possa realizar seu sonho em fazer cursos na área de engenharia civil ou de mecânica. Vi no programa a oportunidade do meu filho alcançar seus objetivos, ressaltou Rosimere.
A possibilidade de um futuro melhor e o incentivo de sua mãe motivou ainda mais, Tiago Santana Soares, pretende fazer cursos de informática e de inglês, além de um curso técnico, para ficar apto para o mercado de trabalho do município.
- Estou confiante que vai ser muito bom para eu estar ocupado todas as tardes, principalmente por ter escolhido como setor de trabalho uma escola, por me familiarizar com este tipo de ambiente, contou Tiago entusiasmado.
As atividades do Programa Nova Vida são desenvolvidas durante no máximo quatro horas diárias e 20 horas semanais, entre segunda e sexta-feira, em horário compatível à frequência dos adolescentes à escola, sendo vedada a prorrogação e a compensação de jornada.
A sede do Programa Nova Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica localizada na Rua Alfredo Backer, 560, Centro – Macaé – RJ.
Telefone: (22) 2772-3552.