Programação inclui mutirões de combate a roedores e ao mosquito Culex, atualização do Reconhecimento Geográfico (RG) e inspeção de pontos estratégicos
A Prefeitura de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, continua nesta semana a série de ações integradas de prevenção, controle de vetores e promoção da saúde em diversas localidades do município. Entre os dias 6 e 10 de outubro, atividades como controle de roedores, aplicação de fumacê, reconhecimento geográfico e visitas a pontos estratégicos serão realizadas em bairros como Visconde, Parque Aeroporto, Lagomar, Novo Cavaleiros, entre outros. As ações fazem parte da agenda permanente de saúde pública da cidade e incluem também atividades educativas do Programa Saúde na Escola (PSE).
Como parte das ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, o Programa Saúde nas Escolas (PSE) realizará atividades educativas em duas unidades de ensino nesta semana. No dia 7 de outubro, as ações acontecem no Colégio Municipal Botafogo, e no dia 9 de outubro, será a vez da Escola Estadual Municipalizada Nosso Senhor dos Passos receber a equipe de Educação em Saúde.
A equipe da Gerência de Vigilância Ambiental também dará continuidade às atividades de controle de roedores em diversos pontos estratégicos da cidade. A programação inclui visitas técnicas e aplicação de medidas de controle nos seguintes locais: Pecado (06/10), Visconde (07/10), Parque Aeroporto – Canteiro da Rua 62 (08/10), Lagomar (09/10) e órgãos públicos (10/10). As ações visam reduzir a proliferação de roedores, que podem ser transmissores de doenças como leptospirose, reforçando a importância do cuidado ambiental e da manutenção da limpeza urbana.
Entre os dias 6 e 10 de outubro, a Gerência de Vigilância Ambiental realiza a atualização do Reconhecimento Geográfico (RG) nos bairros Centro e Virgem Santa. A ação tem como objetivo mapear e registrar o número de residências e anexos existentes nessas áreas, classificando-os conforme o tipo de construção. Além disso, são coletadas informações sobre vias de acesso, condições sanitárias, presença de coleções hídricas e a relação entre as localidades vizinhas.
Durante toda a semana, a Gerência de Vigilância Ambiental realiza o tratamento com inseticida biológico em canais e valões localizados em áreas consideradas Pontos Estratégicos para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As localidades atendidas incluem os trechos I, II e III do Canal Campos X Macaé, o canteiro da Rua 62 no Parque Aeroporto, o bairro Jardim Esperança e o Canal Ajuda.
Serão realizadas inspeções em Pontos Estratégicos localizados nos bairros Novo Cavaleiros, Imboassica, Praia Campista e São Marcos. Esses locais, que incluem empresas, borracharias, ferro-velhos e órgãos públicos, são monitorados regularmente por apresentarem maior risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, devido ao acúmulo de materiais que podem reter água.
As ações do fumacê começam no bairro Visconde de Araújo, às 5h, e seguem no mesmo dia, às 18h, na Riviera Fluminense. Na manhã do dia 8 de outubro, às 5h, o fumacê será aplicado no bairro Parque Aeroporto III.