logo

Prefeitura de Macaé torna Faculdade Municipal gratuita

28/02/2008 21:52:06 - Jornalista: Thales Coutinho

Agora é oficial. Diante do auditório do Complexo Universitário lotado, o prefeito Riverton Mussi declarou no início da noite desta quinta-feira (28) que a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos passa a ser pública, com mensalidades gratuitas. Depois de muito estudo, a prefeitura e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), mantenedora da faculdade, anunciaram o benefício. A novidade vai contemplar diretamente os 600 alunos da Femass, e é mais um investimento da prefeitura na qualificação profissional da comunidade.

A faculdade oferece os cursos de Administração, Sistema de Informação, Engenharia de Produção. Além disso, o município já conta com os cursos gratuitos de Biologia, Farmácia e Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF). De acordo com o prefeito Riverton Mussi, os investimentos no ensino superior não comprometem o orçamento de 25% destinado à educação básica. Segundo o prefeito, a implantação de mais cursos do ensino superior gratuito gera um efeito cascata em toda sociedade.

- Com o curso superior, os alunos ganham maiores chances no mercado de trabalho, o que conseqüentemente diminui as taxas de desemprego, reduzindo também a violência. Toda a cidade ganha com o investimento em qualificação profissional. O governo municipal vem mostrando sua vontade de trazer para Macaé o melhor em termos educacionais. É nosso objetivo que os macaenses tenham qualificação profissional e a oportunidade de estudarem no próprio município, em bons cursos e boas universidades – afirmou Riverton Mussi.

De acordo com o presidente da Funemac, Joelson Tavares, a medida tem como objetivo de oferecer mais uma oportunidade de acesso da comunidade macaense ao ensino superior. Segundo dados apresentados, apenas 10% dos brasileiros têm acesso à faculdade e o número cai para 2% aos que ingressam nas faculdades públicas.

- A educação é um dos enfoques da atual administração municipal. No governo do prefeito Riverton Mussi foi inaugurado o complexo universitário, em julho de 2007. O setor educacional nunca recebeu tanta atenção do poder executivo. O ensino superior é uma atribuição do governo federal, cabendo ao município a educação básica, mas este governo foi além. Construiu do Complexo Universitário e agora se concretiza a Faculdade Municipal gratuita, a única em todo estado do Rio de Janeiro – declarou Joelson.

Presente no encontro representando o poder legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Cardoso, acredita que o sonho de muitos macaenses em terem acesso a um curso superior acaba de se concretizar.

– Quantos macaenses com enormes potenciais desistiram do sonho de cursar uma faculdade pelos enormes gastos? Quantos tiveram que sair do nosso município para fazer a universidade em outras cidades? Hoje, o prefeito Riverton Mussi premia a todos com o anúncio da Faculdade Municipal gratuita – disse Cardoso, emocionado.

Para o calouro de Administração, Raphael de Oliveira, a notícia teve a sensação de alívio. Aluno do primeiro período, o jovem poderá cursar toda a faculdade gratuitamente.

– Quando estamos fazendo vestibular, nosso objetivo é passar para uma universidade pública. E isso acaba de se realizar. Sem dúvida, é uma grande vitória para nós alunos que o governo municipal está nos proporcionando – agradeceu o acadêmico.

Segundo a coordenadoria da Femass, para ter direito ao benefício, é importante que os alunos inadimplentes quitem suas dívidas com a instituição. Para isso, os alunos podem procurar a secretaria da faculdade que funciona de segunda a sexta das 8h às 17h.