Foto: Flávio Sardou
A ação tem como objetivo fortalecer o sistema administrativo
A Prefeitura realizou a primeira reunião do programa “Modernizando a Gestão Pública”, uma ação do “Movimento Brasil Competitivo (MBC)”. A proposta é fortalecer o sistema administrativo, por meio da implementação de um Sistema de Governança e Gestão. Entre os principais objetivos do programa está o aumento da receita, a redução dos gastos correntes e a melhoria de índices em áreas como Saúde, Educação e Segurança Pública. A reunião aconteceu nesta terça-feira (18), na sede da prefeitura, e contou com a presença do prefeito, Dr. Aluízio; com o consultor da Petrobras, Cyro Barretto; além de representantes do MBC e da Macroplan, empresa que vai administrar o projeto.
De acordo com o prefeito, a ação segue o programado do plano de governo, que visa construir uma nova arquitetura institucional do poder público, além de modernizar o funcionamento da administração pública. “Nós precisamos de ferramentas para otimizar e cobrar maior eficiência dos representantes do poder público”, disse Dr. Aluízio.
Para a coordenadora de projetos da MBC, Elizabete Torres, o convênio tem por finalidade apoiar a coordenação e a execução do Programa Modernizando a Gestão Pública de Macaé. “O intuito é auxiliar o município com a implantação de um Sistema de Governança e Gestão, visando à melhoria da gestão pública, contribuindo para a qualidade de vida da população de Macaé, melhorando a eficiência, eficácia e efetividade da atuação da prefeitura”, destacou.
Cyro Barretto afirma que a Petrobras, empresa parceira para elaboração do programa, vai acompanhar o projeto durante os sete meses de duração. “É importante a escolha das pessoas que serão envolvidas no projeto. Assim, teremos certeza de um resultado positivo”, ressalta.
Movimento Brasil Competitivo
O Movimento Brasil Competitivo (MBC) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, de interesse público, regida por um estatuto que estabelece a área de atuação, traça as diretrizes e define os projetos e as metas. O programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) já colaborou com os poderes executivos de 13 estados, 11 municípios, cinco ministérios, duas secretarias da Presidência da República, dois órgãos do poder judiciário, além uma empresa do governo.