Foto: Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade
Representantes da prefeitura e do INEA se reuniram nesta quinta-feira (16)
A Prefeitura de Macaé vai realizar novas intervenções para promover proteção e recuperação de recursos hídricos do município e da região. Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) firmaram, nesta quinta-feira (16), um pacto para a elaboração de um programa de que terá como prioridade o Rio Macaé, e envolverá recuperação de nascentes, proteção de áreas verdes e projeção sobre condições de abastecimento.
Análises sobre os efeitos das instalações de novos empreendimentos no município também farão parte do trabalho. "O Rio Macaé é de extrema importância para o nosso ecossistema, e sua proteção é fundamental em todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento da cidade", ressaltou o Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna.
Também representaram a prefeitura o Secretários Adjunto de Obras, Felipe Pereira Bastos; e o Secretário Adjunto de Saneamento, Ricardo Pereira Moreira. O encontro contou com a presença do diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do INEA, Helio Vanderlei Coelho Filho.
A equipe do Instituto propôs ainda uma parceria para o desenvolvimento do Programa Jovens do Rio em Macaé, estimulando estudantes da rede estadual de educação a atuarem como monitores nas ações de proteção aos recursos hídricos do município.