logo

Prefeitura define logística para a semana de aniversário da cidade

20/07/2006 16:21:30 - Jornalista: Cesar Dussac

O secretário de governo, André Braga, coordenou na manhã desta quinta-feira (20), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, a reunião com todos os setores envolvidos na 27ª Exposição Agropecuária, Industrial e Turística e nos festejos pelos 193 anos de Macaé. Foram definidas as ações das secretarias, fundações, Defesa Civil, Gabinete do prefeito e dos órgãos de segurança - municipal, estadual e federal.

No Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, durante os dias da Expo, a Secretaria de Saúde vai destinar à área dos shows cinco ambulâncias (duas UTIs e três comuns), todas com médico, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, acadêmico e motorista. Duas ambulâncias (uma comum e uma UTI) ficarão no posto médico do Parque e três (uma UTI e duas comuns) nas laterais do palco. Além das equipes das ambulâncias, 12 profissionais vão dar plantão no posto: seis técnicos de enfermagem, três maqueiros e três auxiliares de enfermagem. O posto terá seis leitos à disposição da população. Os médicos darão plantão 24 horas.

A secretaria da Infância e Juventude colocará três comissários de menores efetivos e 30 de apoio nos dias de shows e o Conselho Tutelar escalou um conselheiro para cada dia de show. Ao todo, 260 pessoas farão a segurança do Parque em todos os dias da Expo. O delegado da Polícia Federal, Eduardo Fonte, informou que 25 policiais federais estarão circulando pelo Parque.

“Além desse efetivo, contaremos com seis portais detectores de metal e cinco detectores manuais. A segurança do palco é particular e a segurança policial se posiciona nas laterais do palco”, frisou o delegado federal. Segundo o sub-comandante Operacional do 32º Batalhão da PM, capitão Câmara, a corporação vai atuar com 60 homens na área externa ao Parque.

A Defesa Civil vai trabalhar com 20 homens por dia, – cinco atuarão de manhã e 15 à noite -, além de 10 bombeiros mais uma viatura. A Guarda Municipal disponibilizará 150 homens. A fiscalização de posturas contará com cinco fiscais, quatro guardas municipais e dois policiais militares. A secretaria de Serviços Públicos vai atuar na área externa do Parque com 80 homens. Centenas de banheiros químicos serão distribuídos por diversas áreas internas do Parque.

O presidente da Macaé Trânsito e Transporte – Mactran, Fernando Magalhães, disse que serão colocados ônibus extras nos dias de shows, além dos ônibus que já circulam normalmente na cidade. Serão mobilizados pela autarquia 215 agentes, somados os cinco dias de shows. Foram separados 28 espaços para portadores de necessidades especiais no setor A no estacionamento interno do Centro de Convenções, em frente à entrada principal.