Clique na imagem da galeria e amplie para visualizar o arquivo com a rota dos ônibus de fretamento das empresas offshore de 11 a 14/06
Estimular a população para o uso do transporte coletivo tem sido um dos objetivos do governo municipal para melhorar o trânsito e oferecer qualidade de vida a todos. Seguindo essa orientação, a Coordenadoria de Projetos e Fiscalização de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, definiu o traçado que os ônibus de fretamento farão das empresas offshore, nos polos de Imboassica e Novo Cavaleiros, até o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), nos quatro dias da Brasil Offshore, de 11 a 14 de junho.
Com isto, os funcionários das empresas que atuam no Parque de Tubos e imediações, que são parte do público-alvo do evento, não precisarão usar automóveis individuais para chegar até a feira. Eles terão acesso por linhas diretas de ônibus fretados pelas empresas em que atuam até o Macaé Centro, das 14h às 22h.
As empresas que colocarão ônibus fretados até o local do evento estarão sinalizadas com placas informando os pontos de paradas dos coletivos para a feira, que estarão identificados com banner sobre o evento, a fim de facilitar a vida do participante. Além disso, a organização do evento também disponibilizará ônibus executivos gratuitos para os participantes, previamente credenciados, em pontos próximos dos hotéis oficiais.
Foram traçadas duas rotas no Polo Offshore do município por onde os coletivos de fretamento terão de seguir de forma a não atrapalhar o trânsito. Os da rota vermelha, destinada às empresas instaladas em Imboassica, vão parar atrás do Parque de Tubos, passando pelas empresas Teekay, Dril-Quip e Fluke Engenharia, seguindo pelo Condomínio Industrial Bella Vista, pela Schlumberger e Baker Hughes. De lá, irão pela Cameron e Transocean, na Rodovia Amaral Peixoto (Rj-106), saindo na Rua Melchíades em direção à Rua Prefeito Aristeu Ferreira da Silva até a Halliburton, de onde seguirão pelas linhas Verde e Azul até o Macaé Centro.
Já os ônibus da rota amarela atenderão as empresas do Novo Cavaleiros, saindo da Rua P1, na Schlumberger, até o ponto da NOV e Expro, seguindo pela Transocean, na Rua Prefeito Aristeu Ferreira da Silva até a Subsea 7, próximo à rotatória da Rua Aluizio da Silva Gomes. De lá, também seguirão pelas linhas Verde e Azul até o local da Brasil Offshore.
A Mobilidade orienta que os ônibus fretados só poderão fazer o trajeto especificado até o evento e parar somente nos pontos determinados. O Macaé Centro está localizado no Km 170, da RJ-106, no Bairro São José do Barreto, vizinho ao Parque de Exposições Latif Rocha. O Sistema Integrado de Transporte (SIT) também terá ônibus extras nas linhas que passam pelo Macaé Centro e a Mobilidade colocará agentes auxiliando condutores e pedestres no local do evento e em algumas rotas de acesso ao local da feira.
Esta será a sétima edição da Brasil Offshore, Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, que é realizada a cada dois anos no município gerando negócios entre as empresas que atendem a Bacia de Campos, responsável por mais de 80% da exploração offshore do país. Em 2001, a feira recebeu 52 mil profissionais e 700 expositores, dos quais 155 internacionais. O evento é organizado e promovido em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE) e parceiros, com apoio da Prefeitura de Macaé.