logo

Prefeitura desenvolve projetos de sustentabilidade econômica

31/03/2005 17:19:47 - Jornalista:

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC) está desenvolvendo projetos que visam atender à demanda atual da indústria do petróleo, além dos serviços que se agregam a esta indústria.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, a preocupação é com o que acontecerá com o município, após esse ciclo econômico. “O programa de governo trata a sustentabilidade econômica, após o ciclo do petróleo, de forma integrada”, afirmou.

De acordo com Alexandre, o município tem ações que vão desde diagnósticos dos principais problemas para a manutenção do empresariado que já investe em Macaé como, também, para definição de políticas claras de desenvolvimento sustentável. “Essas ações nos ajudam a atrair e reter novos investidores” garante.

Os projetos da Secretaria de Indústria e Comércio são desenvolvidos através do coordenador Adolfo Moura, responsável pela Coordenadoria de Comércio Exterior. Trata especialmente do relacionamento do município com a comunidade internacional. “O foco principal dos trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Indústria e Comércio”, disse Adolfo.

“O Pólo Industrial, que está em fase de análise, já contempla em seus estudos essa diretriz, estabelecendo empreendimentos que vão atender a demanda atual, mas que, também, vão ocupar o ciclo pós-petróleo”, declarou Gurgel.

Em relação à criação de empregos com o advento de novas indústrias a serem instaladas no município, o secretário disse que isso passa por uma estabilidade econômica e por um crescimento do ciclo comercial. “Quando uma indústria se estabelece atendendo ao mercado, conseqüentemente, há uma geração de emprego e renda. Mas para garantir esse benefício é preciso que o trabalhador esteja preparado para ocupar postos de trabalho dentro dessa indústria”, ressalta Alexandre.

Conforme o secretário de Indústria e Comércio, o prefeito Riverton Mussi não atua atendendo apenas a uma secretaria. Todas fazem um planejamento integrado de ações. “Dessas ações surgem programas ou projetos que vão, assim, garantir a sustentabilidade econômica do nosso município”, concluiu Gurgel.