Com a situação das fortes chuvas da semana passada sob controle, a Prefeitura de Macaé estabeleceu estratégia para atuação permanente na área social nos casos de emergência no município. Uma equipe de emergência estará de sobreaviso permanente, sendo acionada sempre que necessário, atuando sob a coordenação geral da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), através da Coordenação de Programas e Projetos.
A estratégia garantirá plena abordagem nos casos de emergência, com mobilização que reúne, da área social e de saúde, agentes comunitários, assistentes sociais, agentes do Programa Macaé Cidadão, com coordenação local e transporte.
- A Prefeitura de Macaé implementou ações corretivas, providenciando ajustes estruturais para que novas situações não ocorram. Mas também precisamos estar prontos para atuar nos casos de emergência. Por isso, a adoção de uma estratégia permanente que garanta ao cidadão tranqüilidade quanto a apoio social e de saúde - declara o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, Jorjão Siqueira.
Jorjão Siqueira explica também que a estratégia de emergência conta com a infra-estrutura da Pousada da Cidadania, prédio no Barreto mantido pela Prefeitura de Macaé para abrigar moradores de rua e população que necessita de apoio temporário originado por estas situações. “A Semdsh vem se dedicando há algum tempo na estruturação de um programa que garanta à população de rua um apoio, uma oportunidade de resgate da cidadania, possibilitando capacitação profissional e emocional. Neste contexto, a Pousada da Cidadania é ponto chave por ser o espaço onde tudo irá acontecer”, diz, ressaltando que no local serão mantidas assistentes sociais, atuando em dois turnos.
Durante esta quinta-feira (24), a equipe de emergência atuou no Colégio Municipal Jacira Durval, no Novo Cavaleiros, cadastrando as famílias que sofreram danos com as chuvas passadas. Com base nos cadastros, uma visita técnica é programada, com assistentes sociais e agentes da secretaria Executiva de Obras verificando in loco a situação relatada. As demandas são encaminhadas aos órgãos competentes.
O Programa Pousada da Cidadania já recebeu famílias prejudicadas pelas fortes chuvas e, no caso da população de rua, garantirá abordagens com a finalidade de conhecer este público, bem como realizar assistência social e de saúde. Para isso, uma equipe técnica multidisciplinar estará à frente para ver o cidadão em sua plenitude.