logo

Prefeitura discute com Estado gestão das UPAs

11/09/2015 12:15:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Objetivo é buscar mais eficiência e qualidade no atendimento

O secretário de Saúde de Macaé, Pedro Reis, realizou nesta quinta-feira (10), uma reunião técnica para avaliação da gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e do Lagomar. O encontro, que faz parte das ações de reestruturação da rede municipal, foi na sede da secretaria e contou com as presenças de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Administração.

Pedro Reis afirmou que a intenção é fazer a melhor opção quanto a forma mais adequada de administração das UPAs, visando à economicidade, mas com a mesma qualidade e eficiência no atendimento. "Estamos mantendo um diálogo com a empresa, para tratar do processo de gerenciamento das unidades. Queremos chegar a um consenso e poder tomar uma decisão amadurecida no que for melhor para a população", frisou o secretário, acrescentando que todos os pontos discutidos na reunião serão debatidos com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Administração para uma decisão conjunta.

Dentro deste processo de reestruturação da rede, está sendo estudada a possibilidade de transformar a UPA do Lagomar numa unidade de atendimento ambulatorial ampliada, com várias especialidades. Em caso da adoção desta medida, a especialista na Gestão de Saúde, Waleska Guerra, indica que seja traçado o perfil da comunidade, com a execução de uma série histórica e qualificação dos atendimentos. "Estamos discutindo algumas ideias importantes para gestão das unidades, o objetivo é oferecer cada vez mais um serviço de qualidade e acolhedor", acrescentou.

A assessora da Secretaria Estadual de Saúde, Valéria Moll, que representou o secretário, Felipe Peixoto, destacou a importância do encontro a fim de que a cidade possa adotar o melhor modelo de gestão das unidades. "Trouxemos a experiência na gestão das UPAs controladas pelo Estado e que são administradas por Organização Social (OS). Na nossa trajetória registramos uma boa efetividade na administração das unidades por meio de OS, mas cada município tem suas peculiaridades", disse.