logo

Prefeitura discute organização do Congresso das Guardas Municipais

04/09/2007 08:55:16 - Jornalista: Catarina Brust

Representantes da prefeitura de Macaé se reuniram nesta segunda-feira (3) para discutir detalhes da organização do 18º Congresso Nacional das Guardas Municipais que será realizado entre os dias 20 e 22. Na abertura, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, receberá o Ministro da Justiça, Tarso Genro e de diversas autoridades ligadas à área de segurança. Em paralelo ao congresso, será realizado o Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal e a II Feira Nacional de Segurança Pública (Fensasen/Expogm).

O Congresso será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, e segundo a organização, deve reunir cerca de dois mil participantes de 200 municípios. Um desfile de abertura pela cidade com a presença de diversas Guardas Municipais do país, marcará o início do congresso.

- Na abertura do evento teremos uma apresentação do grupo de Pára-quedismo da Guarda de Macaé. No mesmo dia, o Ministro da Justiça, Tarso Genro, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, entre outros, participarão de uma mesa de discussão onde o tema será “O Pacto Federativo e a Descentralização do Sistema de Segurança Pública Brasileiro” – explicou o advogado Ronaldo Linhares diretor do departamento jurídico da Guarda Municipal e coordenador do comitê de organização do congresso.

Na pauta do evento está o papel das cidades no sistema de segurança pública, diagnóstico sobre violência e criminalidade, Guarda Municipal como agentes de trânsito, gestão de segurança urbana, entre outros. Serão promovidos workshops com temas como ações táticas não letais, gestões integradas, doutrina de emprego das guardas municipais pela administração pública municipal, entre outros.

A Fensasen vai ser realizada pela segunda vez dentro do congresso, e a Bosch Equipamentos, que já confirmou presença, trará cerca de R$ 1 milhão em equipamentos de segurança, identificadores de veículos, câmeras, entre outros.

A reunião desta segunda-feira foi realizada na secretaria Especial de Comunicação Social e foi dirigida pelo secretário Executivo de Comunicação Social, Décio Braga. O Congresso é promovido pela prefeitura e Guarda Municipal de Macaé e pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), e tem apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Segurança Pública (INSP), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) e da Viva Rio.