Prefeitura distribui passe escolar referente ao mês de abril

Mar 29, 2005 6:23:03 PM - Jornalista:

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Transportes em parceria com a Secretaria de Educação iniciou nesta segunda-feira, a distribuição do passe escolar referente ao mês de abril. Portanto, atenção pais e responsáveis: não deixem para pegá-lo no ultimo dia, evitando assim, transtornos de última hora.

De acordo com o assessor da secretaria, Nelcy Lúcio de Azevedo, a distribuição desta vez também será feita na sede social do Fluminense Futebol Clube, localizado em frente à praça Veríssimo de Melo, no horário das 09h às 17h, durante os dias até quinta-feira, dia 31 de março. “A mudança da sede da distribuição é para facilitar o acesso dos alunos, já que o clube fica na área central da cidade e a maioria dos ônibus passa pelo local”, disse.

Segundo Lúcio, os estudantes ou responsáveis deverão portar a carteira do passe escolar devidamente carimbada, atestando a freqüência às aulas no mês de março. Esse procedimento auxilia os estudantes na aquisição do passe escolar. “O aluno recebe uma declaração comprovando sua regularidade de matrícula, e com tal documento dirige-se à secretaria de Transporte, onde adquire o passe escolar inteiramente gratuito com valor integral da passagem”, informou ele.

O passe escolar foi instituído pela Lei Municipal nº 2237/2002. Todo o aluno da rede pública de ensino, que resida a mais de 500 metros da escola tem direito ao benefício.

Conforme explica o assessor Lúcio, para receber o passe escolar o aluno, pai ou responsável deve comparecer à secretaria da escola em que estiver matriculado, levando uma foto 3x4, um comprovante de residência e preencher a ficha cadastral.

Após o preenchimento da ficha de cadastro pela escola, a mesma é remetida a seção de passe escolar da Secretaria de Transporte, que providenciará o registro do aluno e a emissão da credencial que será ser devolvida para a escola fazer a entrega ao aluno. “É importante não esquecer de pedir a diretora para carimbar a carteira do passe escolar”, alerta o tenente.

Para o aluno receber o benefício para o mês seguinte é necessário que a escola ateste sua freqüência às aulas mediante a colocação do carimbo e assinatura no verso da credencial fornecida ao estudante. “Para receber o passe para o mês de maio, por exemplo, é preciso que o aluno tenha freqüentado as aulas no mês de abril. Sem isso, ele não terá direito de receber o passe”, explica o assessor.

O passe escolar é datado de acordo com os dias letivos previstos para o mês em curso, evitando assim, as fraudes. Deve ser utilizado exclusivamente para o aluno ir e voltar da escola. Portanto, só tem validade para o dia impresso no vale. “O trocador pode e deve exigir a apresentação da credencial para comprovar que o passageiro realmente é estudante credenciado com direito ao passe escolar”, declara Lúcio.

O tenente Lúcio faz algumas recomendações importantes aos estudantes com o intuito de reduzir o tempo de espera no momento do recebimento o benefício como não esquecer de pedir a diretora para carimbar a carteira do passe, retirar a carteirinha do plástico para permitir a colocação do carimbo de entrega. Se por qualquer motivo o retrato da soltar da carteira, cole-o antes de ir ao clube. “Para evitar demora na fila, não será permitido que uma só pessoa apanhe passe para mais de 20 alunos”, garante.

Para os alunos que residem nos distritos serranos e estudam em Macaé, os chamados estudantes de percursos, os passes serão entregues antes do primeiro dia útil antes da distribuição geral e no primeiro dia útil posterior a distribuição geral. “Neste caso o aluno de percurso poderá apanhar seu passe na secretaria de Transportes até o dia primeiro de abril. Qualquer dúvida ligue para (22) 2773-0429, das 9:00h às 17:00h”, finaliza Lúcio.