Foi publicado o edital do concurso para diretores das escolas da rede municipal de Educação de Macaé. O processo de avaliação vai acontecer em quatro etapas e visa atender ao Plano de Democratização da Gestão Escolar. As inscrições para as vagas de diretor e diretor-adjunto das unidades da rede municipal de ensino começam entre os dias 1° de agosto a 2 de setembro. Os interessados devem comparecer á sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) das 10h às 12h e das 14h30 às 17h e acessar o site da Fundação Educacional de Macaé - www.funamec.edu.br.
Os candidatos devem se dirigir ao terceiro andar do prédio administrativo da Cidade Universitária, sala do IAPP , portando os seguintes documentos; cópias da carteira de identidade e CPF, diploma ou certificado de conclusão do curso, comprovantes de lotação em unidade da rede municipal e de experiência em docência, além de certidão negativa do cartório distribuidor da Justiça Criminal da Comarca de Macaé ou do Distribuidor do município onde reside ou protocolo comprobatório.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o processo eleitoral atende a uma reivindicação da comunidade. A primeira fase do concurso vai acontecer no dia 23 de outubro, das 8h às 13h, na Cidade Universitária. A avaliação vai abranger processo de certificação profissional com conteúdos específicos, referentes à legislação e língua portuguesa. Será considerado apto a integrar chapas para concorrer às eleições, o candidato que alcançar 50% de acertos na etapa eliminatória.
Os aprovados na primeira etapa deverão inscrever as chapas entre os dias 21 de novembro a 25 de novembro na Fundação, das 10h às 12h e das 14h30 às 17h. Na ocasião, eles deverão entregar o plano de gestão, que deve apresentar os tópicos direcionados à unidade escolar , que são contextualização sócio-cultural estrutura organizacional, objetivos, metas e Plano de ação da escola, projeto pedagógico e avaliação.
As eleições vão acontecer no dia 12 de dezembro, das 8h às 17h, nas escolas da rede municipal , que funcionam em dois turnos, e das 8h às 21h, nas unidades que funcionam em três turnos. Já os resultados das eleições serão divulgados no dia 13 de dezembro, a partir das 16h, nas escolas. Os recursos poderão ser apresentados no dia 14 de dezembro, das 10h às 12h e das 14h30 às 17h, também na Fundação. A divulgação das chapas eleitas e dos recursos será no dia 16 de dezembro.
Avaliação- Os candidatos serão submetidos à prova eliminatória, que vai abranger 42 questões. O conteúdo programático consiste em 10 questões objetivas de Língua Portuguesa, 10 objetivas de Legislações Federal e Municipal, 20 referentes à capacidade de resolução de problemas do cotidiano escolar com ênfase nas dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras. A prova também vai contar com duas discursivas.
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 4 de novembro, através do site da Fundação Educacional de Macaé (www.funemac.edu.br). Os candidatos, que não concordarem com a pontuação obtida, poderão protocolar recurso nos dias 7 e 8 de novembro, das 10h às 12h e das 14h30 às 17, na sede da Fundação Educacional de Macaé. Em 16 de novembro serão informados, através do site da Funemac, o resultado final e o resultado dos recursos da etapa eliminatória.
Outra etapa do concurso será o período de transição entre os dias 19 a 30 de dezembro. Durante esta etapa, a equipe de direção vai encerrar as atividades e realizar a transmissão aos novos dirigentes dos seguintes ítens acervo documental, inventário dos bens matérias, prestação de contas e andamento das ações previstas no programa de desenvolvimento da escola .