Foto: Arquivo
Atuação dos adolescentes acontece nas repartições públicas municipal, estadual e federal
A prefeitura divulgou essa semana o resultado final do processo seletivo para cadastro reserva do Programa Nova Vida, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Para acesso ao programa, os 1.025 adolescentes fizeram uma prova, no dia 19 desse mês, com questões de matemática, português e história de Macaé.
O processo seletivo tem objetivo de dar a mesma oportunidade para todos, de acordo com a coordenadora do programa, Elise Borges de Oliveira Amaral. No dia 22, foi feita a análise dos recursos encaminhados no dia 20. Os classificados são chamados à medida que os adolescentes vão completando 18 anos.
A atuação dos adolescentes acontece nas repartições públicas municipal, estadual e federal, no horário alternativo da escola. Eles recebem benefício de meio salário mínimo por mês e acompanhamento da equipe técnica do programa, composta por assistente social, pedagoga e psicóloga. A duração máxima do trabalho é de três anos e 11 meses e as atividades são desenvolvidas durante quatro horas diárias.
Programa Nova Vida - O Programa Nova Vida foi criado pela Lei 2.606/05 para beneficiar jovens de 14 a 17 anos e 11 meses de idade, residentes em Macaé e oriundos de famílias em risco social, visando sua integração em atividades de estágio educativo. Sua meta é a formação e incentivo à profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme preconiza o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Durante o tempo em que permanece no programa, o adolescente recebe meio salário mínimo através de bolsa estágio.
Veja aqui o resultado: http://www.macae.rj.gov.br/gestaopublica/conteudo/titulo/programa-nova-vida-2016