logo

Prefeitura doa 10 mil livros de inglês a alunos da rede municipal

09/06/2006 16:11:56 - Jornalista: Cesar Dussac

Com a presença da secretária de Educação Milmar Pinheiro e equipe, a prefeitura de Macaé, iniciou nesta sexta-feira (09), na Escola Municipal do Engenho da Praia, a distribuição de 10 mil livros de inglês para alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental de toda a rede municipal de ensino. Os livros foram comprados pela prefeitura, porque o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do governo federal, não compra livros de língua estrangeira.

O livro só está sendo doado agora, porque a prefeitura tem que seguir trâmites burocráticos para efetuar compras, que muitas vezes retardam o processo. Mas, desde o início do ano letivo, as professoras repassam aos alunos as lições do livro que está sendo entregue. Assim, o trabalho das aulas está apenas ganhando um reforço extra.

Milmar Pinheiro agradeceu às equipes de coordenação pedagógica e de integração da secretaria a concretização da idéia e à diretora Ivone de Jesus a chance de iniciar a distribuição dos livros na escola. “Hoje é um dia muito especial para a prefeitura e secretaria de Educação, pela entrega do livro didático de inglês, uma idéia que nasceu em nossas discussões com a coordenação do setor pedagógico e a coordenadora de Inglês da secretaria, professora Liliane Fonseca”, comentou.

Milmar contou que levou a sugestão ao prefeito Riverton Mussi, que logo abraçou a idéia, assim como aconteceu com os alunos da educação de Jovens e Adultos (EJA), que receberam da prefeitura este ano, pela primeira vez, o kit com todo o material didático. Milmar acentuou que é a primeira vez que a prefeitura compra e dá aos alunos um livro didático de língua estrangeira, porque não está incluído no programa do governo federal. “Take your time” é o título do livro. São 3.032 unidades para o sexto ano, 2.608 para o sétimo, 2.138 para os alunos do oitavo e 1.697 para os do nono ano.

A coordenadora do setor pedagógico, Márcia Branco, também frisou a importância do momento. “Saibam dar valor ao que estão recebendo. São 493 livros destinados a esta escola. Cada ano tem um livro correspondente. O aluno que cursa o sexto ano agora, com o livro de número um, no ano que vem vai receber o livro número dois das mãos do que cursa o sétimo hoje, e deverá cuidar para passar o livro em boas condições para o colega. Esse livro é o pontapé inicial para o estudo da língua inglesa, aplicada em todas as áreas da vida”, finalizou Márcia.

Liliane Fonseca chamou a atenção dos alunos para a importância do inglês. “Hoje, o inglês está inserido em todas as atividades, desde matérias jornalísticas e textos de pesquisa na Internet até games consagrados. O livro torna as aulas bem criativas. Foi escolhido pela qualidade e, não, pelo preço, que atualmente é de R$ 30 a unidade. O CD que acompanha o livro do professor é composto de diálogos e comunicação básica do dia a dia, o que vai ser usado em toda a vida”, comentou.

A professora de inglês da escola, Rosânia Coutinho, falou da importância da doação do livro. “Este é um momento muito importante. Nós, professores de inglês da rede municipal, sempre sentimos a necessidade do livro didático em sala de aula, o que nos obrigava a tirar cópias das lições. O livro é o ponto de apoio para o aluno estudar.Queremos receber essa doação todos os anos”, acentuou.

Ivone de Jesus agradeceu à prefeitura, à secretária Milmar, à coordenadora do setor pedagógico, Márcia Branco. “Agradeço pelo livro, de real qualidade, que vai proporcionar aos alunos emprego num mercado muito competitivo, na busca de um futuro melhor, e o futuro melhor passa por uma boa escola”, sintetizou.