Prefeitura e Câmara implementam Programa Saúde da Mulher

16/02/2006 16:24:20 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O secretário de Saúde de Macaé, o médico Fernando Diogo, e a assessora Wanda Almeida, que representou a primeira-dama do município e presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO), Márcia Moraes, se reuniram na manhã desta quinta-feira (16), com a vereadora Marilena Garcia para discutir a implementação do Programa Saúde da Mulher.

O orçamento extra será utilizado na ampliação física dos Núcleos de Atendimento à Mulher e a Criança (Nuamc), dos bairros Aroeira e Barra, para criação da Coordenação da Saúde da Mulher. “Vimos esta iniciativa como uma ação positiva que vai ao encontro das diretrizes da secretaria, que são a prevenção e promoção da saúde”, disse Fernando Diogo.

Na oportunidade, a vereadora sugeriu a data 8 de março – Dia Internacional da Mulher – para a criação da Coordenação da Saúde da Mulher. Para a mesma data está previsto o lançamento de uma campanha de diagnóstico precoce de câncer de mama. “Vamos focar o câncer de mama como questão prioritária e procurar dar maior evidência ao assunto”, ressaltou Marilena Garcia .

A assessora Wanda Almeida lembrou que o CAPO, a ser inaugurado na próxima segunda-feira (20), é uma organização não-governamental (ONG) e que toda parceria é sempre bem-vinda. “O objetivo do CAPO é dar assistência psicológica aos pacientes oncológicos, visando o resgate da auto-estima dos mesmos”, explicou.

O secretário aproveitou a oportunidade para apresentar alguns projetos voltados para a mulher e a criança como o Programa de Assistência à Saúde da Mulher, o Centro de Referência ao Adolescente e o Programa de Atenção à Saúde da Criança, além dos serviços de ultra-som e mamografia disponíveis no Nuamc da Aroeira.

Os pacientes oncológicos do município, por resolução do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte Fluminense, são encaminhados para Campos ou Rio de Janeiro. A vereadora Marilena Garcia é autora do projeto de dotação orçamentária extra que insere a Coordenação da Saúde da Mulher dentro do Programa de Implementação da Saúde da Mulher.