A programação do "Natal Macaé Luz" foi apresentada nesta sexta-feira (29)
A estratégia desenvolvida pelo governo com objetivo de fomentar setores ligados à base econômica da cidade, no período das festas de fim de ano, foi apresentada nesta sexta-feira (29) a representantes do comércio local.
No encontro, realizado na Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), os Secretários municipais de Turismo, Léo Anderson, e de Cultura, Leandro Mussi, apresentaram ao presidente da instituição, Olavo Pinheiro Júnior, e às diretoras Valéria Ribeiro e Márcia Costa, as ações que visam recuperar a tradição local e promover a superação, marcando assim um novo momento da cidade.
O projeto desenhado pelo governo abre uma estratégia de transformar as festas de fim de ano em um período dedicado a fomentar o turismo e todas as atividades diretas, como o comércio. A programação deste ano será o “Natal Macaé Luz”, com pontos de iluminação especial montados em diferentes locais da cidade. O Calçadão da Avenida Rui Barbosa contará com uma estrutura diferenciada, com efeitos visuais durante o dia e à noite.
A previsão é que a ornamentação seja inaugurada no final de novembro.
“A nossa estratégia é transformar o Natal em uma referência de evento com programação e atrações que irão atrair pessoas de outras cidades. Esta ação movimenta segmentos importantes, especialmente o turismo”, ressaltou Léo Anderson.
A programação cultural dedicada a fomentar produções artísticas locais também foi apresentada como uma estratégia para revitalizar os espaços coletivos situados ao redor do centro comercial da cidade.
“A nossa programação também é dedicada a ocupar a região central da cidade com cultura e arte, resgatando grupos musicais tradicionais do nosso município. São ações que funcionam em grandes cidades e que temos um grande potencial de desenvolver aqui em Macaé”, destacou Leandro Mussi.
Para os representantes do comércio, as iniciativas geram expectativas positivas para o setor que busca apoio para superar desafios.
“A ACIM tem o compromisso de estimular o comércio local. Nos últimos anos, não contamos com o apoio necessário para movimentar as vendas de fim de ano. Um projeto direcionado ao Natal é fundamental para resgatar uma tradição da cidade e isso ajuda a motivar o nosso setor varejista”, destacou o presidente da ACIM, Olavo Pinheiro Júnior.