Prefeitura e comunidade traçam Programa de Desenvolvimento da Região Serrana

27/09/2006 11:18:03 - Jornalista: Mário Sérgio Santos

Dando prosseguimento ao Programa de Desenvolvimento da Região Serrana, o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, e sua equipe técnica estiveram nesta às 19h, na Escola Estadual Municipalizada Carolina Curvello Benjamin, na localidade do Trapiche. Eles discutiram com a comunidade local e lideranças dos distritos de Córrego do Ouro, Glicério, e Frade, a identificação das potencialidades naturais e culturais da região.

A reunião mostrou que na região do Trapiche as potencialidades são nas áreas da agricultura, artesanato, hipismo e música. O objetivo da Secretaria de Trabalho e Renda é que a comunidade se organize para um trabalho de desenvolvimento sustentável da na região, que é rica em belezas naturais e de grande potencial cultural e turístico.

A comunidades aproveitou para solicitar ao secretário apoio na realização de cursos de aperfeiçoamento nas áreas identificadas. Bogado apresentou o Plano de Desenvolvimento da Região Serrana, iniciado no distrito do Sana, com a realização de cursos para empregadores locais, em parceria com a comunidade. O trabalho com a Associação de Artesãos daquela localidade – o SANARTE, através do Projeto “Canta Sana”, com a participação de músicos locais e a Feira de Inteiração - já está em elaboração.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, implantou também no município o Programa Macaé de Primeiro Emprego, em parceria com o Governo Federal ,para qualificação profissional de jovens na faixa etária de 16 a 24 anos, atendendo a cerca de 3mil jovens do município. Os cursos profissionalizantes serão ministrados nos distritos serranos e na sede do município. Outras reuniões com a comunidade do Trapiche serão realizadas para o plano de ação na localidade.