A parceria entre o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ) e a prefeitura de Macaé, firmada durante a visita do prefeito Riverton Mussi, acompanhado do secretário do Interior, Carlos Eduardo Jardim, ao presidente do órgão estadual, Henrique Ribeiro, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (09), já começa a apresentar os primeiros resultados. Teve início nesta terça-feira (13), a operação tapa-buracos na RJ 162, que liga o Trevo da BR-101 à região serrana do município.
Segundo o secretário Carlos Eduardo Jardim, na parceria firmada entre a prefeitura com o órgão estadual responsável pela construção e manutenção das estradas estaduais, o DER-RJ cedeu ao município a massa asfáltica para execução do trabalho, cabendo à prefeitura, através da secretaria do Interior, a cessão de caminhões, máquinas e mão-de-obra para a realização do serviço.
- Começamos nesta terça-feira a operação tapa-buracos na RJ-162. O trabalho foi iniciado na reta entre o Córrego do Ouro e o Trapiche, considerado o ponto mais crítico. Até sexta-feira (16), esperamos estar com o trabalho concluído, atendendo toda estrada do trevo da BR-101 a Glicério, melhorando as condições da RJ-162 para o carnaval, quando a região serrana recebe muitos visitantes - disse o secretário do Interior.
O secretário disse ainda que após o carnaval, a prefeitura vai repassar ao DER as necessidades das estradas estaduais que cortam o município e também a situação das estradas vicinais municipais, para que o DER possa viabilizar o atendimento na recuperação dessas estradas.
– Na visita ao presidente do DER, o prefeito Riverton Mussi solicitou do órgão intervenção rápida do governo do Estado na recuperação de trechos das estradas estaduais que cortam a região serrana. O prefeito colocou como prioridade a recuperação da RJ-162 (Macaé/Glicério), do trecho da estrada que liga Rio Dourado à Ponte do Baião, na Bicuda Pequena, e da RJ-168 (trevo da BR-101 a Macaé). Riverton Mussi ressaltou a importância dessas estradas para o escoamento da produção agrícola e leiteira da região serrana.
O presidente do DER solicitou prazo de 60 dias para um levantamento das necessidades. Após, será firmado um convênio entre o governo do Estado e o município, para recuperação dessas estradas – falou o secretário Carlos Eduardo, acrescentando que o deputado Christino Áureo foi o mentor dessa parceria e mostrou o seu interesse no desenvolvimento do interior macaense. //////