logo

Prefeitura e empresa de ônibus concluem primeira etapa de trabalhos de poda e corte

07/10/2009 15:53:19 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Objetivo é facilitar o tráfego nas vias de circulação de ônibus

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz e o superintendente da Empresa Rápido Macaense, Sergio Hubner, estiveram, nesta quarta-feira (7), na Rua Alcides Mourão, uma das principais vias do bairro da Aroeira, para vistoriar o serviço de poda e corte das árvores que está sendo realizado nos corredores de ônibus. A primeira etapa da parceria público-privada que começou em junho deste ano, deverá ser concluída nos próximos dias.

Foram 1.020 árvores podadas e cortadas nos 21 bairros atendidos pela equipe formada por trabalhadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Macaense, com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários dos transportes coletivos e a fluidez dos veículos. O trabalho consiste em desobstruir a passagem dos coletivos e outros transportes de grande porte que trafegam nas principais artérias da cidade.

Segundo o secretário Maxwell Vaz, muitas árvores estão em conflito com o passeio público e através dos seus galhos interrompem o fluxo de algumas vias. A secretaria está atenta para as demandas e por isso formulou a parceria com a Macaense, visando o bem estar da população.

- É preciso que se destaque o benefício que esse trabalho da prefeitura proporciona ao usuário do transporte coletivo. O manejo além de trazer segurança para o tráfego garantindo o livre fluxo do transporte também embeleza a cidade tornando-a clara, salubre e despoluída - disse.

De acordo com o superintendente da Macaense, Sério Hubner, para a empresa que possui orientação ecológica esta é a primeira parceria dos muitos passos serão dados nessa direção. Ele falou dos benefícios proporcionados.

- A empresa precisa realizar 2.600 viagens por dia, sendo presença maciça nos corredores dos transportes e os grandes galhos das árvores podem obrigar a frota a mudar de faixa, colocando em risco a quem vem em sentido contrário, causando desconforto ao usuário. A fluidez no tráfego reduz o tempo de viagem do usuário do transporte coletivo. Além disso, precisamos melhorar a simetria da cidade, despoluindo e clareando o ambiente – assinalou.

Locais beneficiados – O serviço de poda e corte já beneficiou os seguintes locais: Rodovia Avenida Amaral Peixoto (Imboassica, Lagoa, Praia dos Cavaleiros, Praia Campista, Centro, Barra de Macaé, Fronteira e Bar do Côco); São Marcos (Ruas José Lapa Filho e Claudio Gonçalves); Novo Cavaleiros (Alameda Tenente Célio, Av. Prefeito Aristeu F. da Silva e Vila Moreira); Bairro da Glória (Rua Professora Anna Benedita); Cancela Preta (Rua Etelvino Gomes); Riviera Fluminense (Avenida Airton Sena); Campo D’Oeste ( Rua Dr. Humberto Q. Matoso); Visconde de Araújo (Av. Airton Sena, Rua Prefeito Antonio C. Benjamin); Cajueiros (Ruas Jandira Perlingeiro e José Aguiar Franco); Imbetiba (Rua Abílio M. de Miranda); Centro (Rua Manoel J. Reis e Avenida Presidente Sodré); Aroeira (Jardim Vitória, Nova Macaé e Rua Alcides Mourão); Cehab (Avenidas Pestallozzi e do Canal, Ruas Tancredo de A. Neves e Irmã Angela Puerari).