Prefeitura e Estado executam projeto de revitalização do calçadão da Avenida Rui Barbosa

06/07/2022 13:55:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Márcio Siqueira

As intervenções já começaram

A revitalização do calçadão da Avenida Rui Barbosa integra as iniciativas da prefeitura e do governo do Estado em promover o fortalecimento do comércio local, um dos principais segmentos de base da economia de Macaé. As intervenções já foram iniciadas com a montagem do canteiro de obras e, dentro de 20 dias, avançam para o pátio de passagem de pedestres.

O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e viabilizado por investimentos de R$ 5,7 milhões do Estado, foi apresentado nesta terça-feira (6) aos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Frederico Barreto; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Macaé, Luís Henrique Fragoso; além de comerciantes que atuam no Centro da cidade. O encontro foi realizado na sede do programa ResolveRJ do município.

O novo desenho do calçadão foi elaborado pela arquiteta Alessandra Aguiar, consultora técnica da Secretaria Adjunta de Obras de Macaé, e apresenta o conceito de shopping a céu aberto, priorizando a visibilidade e acesso às lojas situadas no espaço.

“O projeto consiste no reordenamento do calçadão, com intervenções no espaço de passagem da população, trabalhando com um conceito mais aberto, dando maior destaque a fachada das lojas”, apresentou Alessandra.

As intervenções previstas para o novo desenho do calçadão prevê também a expansão do pátio de circulação de pedestres, através do prolongamento da Avenida Rui Barbosa no trecho em frente ao Palácio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Museu do Legislativo municipal.

O projeto prevê ainda a implantação de novos bicicletários, iluminação e pisos que seguem o conceito da acessibilidade. A obra foi iniciada no trecho próximo à rua Silva Jardim, seguindo em direção ao Museu do Legislativo.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, a revitalização do local reúne as principais instituições que defendem o novo ciclo de expansão e do progresso da cidade.

“Este projeto simboliza a união entre a prefeitura, o Estado e as instituições empresariais que representam o nosso comércio. Além disso, temos uma obra elaborada pela equipe de profissionais macaenses, que respeitam e entendem a importância dessa infraestrutura para a região”, destacou Rodrigo Vianna.


Fotos Relacionadas