logo

Prefeitura e Fundação do Câncer apresentam primeira fase do Plano Municipal Oncológico

12/12/2013 10:39:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com meta de tornar a cidade referência na assistência de alta complexidade em oncologia, por meio de tratamento amplo e consistente, a Prefeitura de Macaé, em parceria com a Fundação do Câncer, realiza, nesta sexta-feira (13), a apresentação e entrega do documento final da primeira fase do Plano Municipal de Atenção Oncológica. O evento reunirá representantes da instituição e do Executivo, no auditório da Irmandade São João Batista, a partir das 12h.

De acordo com o coordenador da implementação da Política de Atenção Oncológica Municipal, Sávio Rocha, o documento que será apresentado pela equipe da Fundação do Câncer é um diagnóstico do Plano Municipal de Atenção Oncológica que na primeira fase contou com visitas por amostragem em diversas unidades de atenção primária, secundária e terciária do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e de órgãos da Secretaria de Saúde. Assim como a coleta de informações de profissionais, gestores e usuários, além de oficina de trabalho que envolveu diversos profissionais de saúde da Secretaria de Saúde e da Fundação do Câncer.



Sávio Rocha acrescenta que o documento norteará o plano de ação à implantação e implementação dos serviços de atenção oncológica para os próximos dez anos no município. As ações envolvem medidas de promoção da saúde, combate ao tabagismo, orientação dietética, detecção de câncer de colo de útero, através de aprimoramento dos processos de coleta, transporte e realização dos exames de citopatologia cervical realizado em Macaé.



- Também será realizada a detecção do câncer de mama com diagnóstico e a implementação de um controle de qualidade dos exames de mamografia, além do treinamento e capacitação dos profissionais da rede para ações de diagnóstico e terapêutica, relacionadas à oncologia, acrescenta.



Outra ação prevista é a implementação de unidade de alta complexidade em oncologia para atendimento e tratamento dos casos diagnosticados e desenvolvimento do projeto de pesquisa clínica em oncologia em cooperação com o Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) e os cursos de graduação e extensão da área de saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Programa de Oncologia Biológica, representado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional do Câncer (Inca), UFRJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Federal Fluminense (UFF).



O secretário de Saúde, Flávio Antunes, explica que após a apresentação do documento de análise da primeira fase do Plano Municipal de Atenção Oncológica, a Fundação do Câncer com a Secretaria de Saúde iniciarão a elaboração da segunda fase do trabalho.



Convênio – A iniciativa com a Fundação do Câncer é inédita e visa organizar o atendimento oncológico no município. Com a formalização, Macaé é a primeira cidade do Brasil a firmar uma parceria com a Fundação do Câncer, instituição que é a principal referência no país em controle, tratamento e prevenção na área de oncologia.