Prefeitura e Inea vistoriam Rio Macaé

15/07/2022 17:02:00 - Jornalista: Julie Silveira/Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

A visita representou a parte prática da programação do “Seminário Sistema de Outorga: do Licenciamento à Cobrança”

Conhecer de perto as potencialidades do baixo curso do Rio Macaé foi um dos principais objetivos da vistoria realizada por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Prefeitura de Macaé, na manhã desta sexta-feira (15). A visita representou a parte prática da programação do “Seminário Sistema de Outorga: do Licenciamento à Cobrança”, promovido nesta quinta-feira (14), na Cidade Universitária, pelo Inea e Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.

“A vistoria de campo é uma atividade complementar do seminário. Hoje é uma imersão de tudo que foi apresentado, ou seja, vivenciar o rio diretamente. O principal problema identificado foi a calha do rio assoreada. Mas com os trabalhos do governo municipal de duplicação da ponte Ivan Mundim, os serviços irão se estender ao longo da calha do rio, com maior qualidade ambiental e para utilidade de todos ”, destacou o coordenador de Políticas Públicas da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Rodolfo Coimbra.

O diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea, Hélio Vanderlei Coelho Filho, afirmou que o órgão apresentou os mecanismos de licenciamento do instituto. “O intuito é que toda a população e as empresas instaladas na cidade possam ter uma visão clara das nossas atividades sustentáveis, por meio de um trabalho de educação, informação e conhecimento. Além disso, buscamos identificar a situação do Rio Macaé e suas potencialidades. Macaé é uma cidade linda, acolhedora, que não tem somente potencial de petróleo, mas também de água. Portanto, é preciso trabalhar a economia e a sustentabilidade, sendo fundamental preservar a natureza”, explicou.

O seminário, que apresentou um conjunto de regras e leis sobre a política estadual de recursos hídricos, contou com os seguintes temas: Gerência de Instrumentos de Recursos Hídricos e Governanças das Águas; Serviço de Regulação de Recursos Hídricos; Sistema de Apoio ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos; Gerência de Segurança Hídrica; Serviço de Informação Hidrológica; Gerência de Informações Hidrometeorológicas e de Qualidade das Águas; Serviço de Avaliação Quali-Quantitativa das Águas; Núcleo de Alerta de Cheias.


Fotos Relacionadas