Foto: Ana Chaffin
Certificação garante ao usuário a utilização de um veículo legalizado
Terminou, na terça-feira (2), o período de verificação de taxímetros no município. A ação foi realizada pela equipe do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) em parceria com a prefeitura.
No total, 96% dos taxistas foram certificados pelo Ipem. Apenas quatro dos 111 profissionais não compareceram à aferição, sendo que dois estão em processo de substituição dos carros. Os veículos só puderam ser certificados pelo órgão por estarem devidamente vistoriados e selados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (fiscalização de transporte).
A ação teve como objetivo facilitar a vida dos proprietários de táxis, coibir irregularidades e garantir um serviço de qualidade para o usuário. O maior movimento registrado foi no primeiro dia de vistoria, na segunda-feira (1), na parte da tarde.
O taxista que perdeu o prazo tem que procurar a sede do Ipem, no Rio de Janeiro, para se regularizar. A certificação garante ao usuário a utilização de um veículo legalizado junto aos órgãos competentes.
Para saber se o carro está legalizado, o usuário deve verificar no parabrisa o selo azul de 2013 da Mobilidade Urbana e o selo alaranjado do Ipem. A sede da Secretaria de Mobilidade Urbana fica na Rodovia RJ 168, Km 4, bairro Virgem Santa, em frente ao Fórum e ao lado do Hospital Público Municipal (HPM).