Prefeitura e Nupem fazem pesquisa em pacientes pós-Covid

20/01/2022 10:31:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

Pacientes do Carp estão tendo o sangue coletado para os estudos

Desde que teve Covid, em fevereiro de 2021, o aposentado José Joeliton de Souza Santos, 67 anos, morador na Praia Campista, disse que passou a sentir fadiga, falta de disposição, sono e perdas leves de memória. Mas qual é a correlação desses danos neurológicos com a pós-Covid? Para chegar a este resultado, uma equipe com 10 professores pesquisadores e 15 alunos de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica passará três anos fazendo pesquisa nos pacientes do Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid (Carp). O trabalho acontece em parceria da prefeitura com o Nupem/UFRJ e começou nesta quarta-feira (19).

José Joeliton foi o primeiro voluntário da pesquisa. Para compreender o que de fato acontece no organismo humano após o processo inflamatório gerado em resposta à infecção pelo novo coronavírus, os pesquisadores vão coletar o sangue dos pacientes que diariamente recebem atendimento no Carp. Em seguida, todas as amostras passarão por análises para tentar correlacionar as informações com os danos neurológicos após a infecção.

O projeto é intitulado “Avaliação da Imunidade e de Marcadores Neurológicos de Pacientes com Afecções Pós-Covid”, financiado pelo “Programa de Apoio à Pesquisa Clínica de Afecções Pós-Covid-19 – 2021”, do Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com apoio da Prefeitura de Macaé através do Carp.

“Já sabemos que a Covid é uma doença inflamatória. Agora queremos saber se este processo inflamatório exacerbado permanece nos pacientes pós-Covid”, explicou a coordenadora do projeto, a professora pesquisadora do Nupem/UFRJ Cíntia Monteiro de Barros.

Ela disse que grande parte desses pacientes têm perda de olfato, falta de atenção, de memória e outros danos que precisam ser estudados para que possam ser utilizados pela clínica como diagnósticos. A pesquisadora enfatizou que o Nupem/UFRJ tem colaborado com os estudos da Covid desde o início, já realizou 15 mil testes moleculares em Macaé e vem desenvolvendo estudos sobre a eficácia da vacinação.

A equipe é composta por médicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais pesquisadores, além dos alunos de diversos cursos da área envolvidos em todas as etapas da pesquisa. Para iniciar a pesquisa, o projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e os pacientes assinam o Termo de Consentimento para participarem como voluntários. Em contrapartida, eles recebem o retorno dos pesquisadores em forma de laudo expedido gratuitamente.

No mesmo projeto, os pesquisadores fazem a Vigilância Genômica Funcional, ou seja, avaliam a mutação do vírus.


Conheça o Carp


O Carp é referência no atendimento a pacientes com sequelas da Covid-19 em toda a região e faz parte da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, coordenada por Nichollas Augusto Ribeiro. Ele falou da importância da pesquisa para a população. “O Carp não se limita ao trabalho das sequelas da doença. Hoje produzimos pesquisa em parceria com universidades públicas e privadas”, ressaltou. Ele informou que, além da UFRJ, a prefeitura tem parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF de Macaé e Rio das Ostras) e com a Faculdade Salesiana para este trabalho.

O coordenador destacou que a maior demanda de atendimento no Carp é de especialidades não-médicas como fisioterapia respiratória, nutrição e psicologia. Em relação às especialidades médicas, a maior procura é pneumologia, angiologia e cardiologia que respondem, juntas, por 75% dos atendimentos da unidade, localizada no Centro de Especialidades Dona Alba, no Centro da cidade. Esses dados são relativos à variante Delta.


Fotos Relacionadas