As raízes históricas do samba. Nossas referências culturais e nossa ginga como forma de inclusão social. Essa é a proposta do projeto cultural Samba e Semba em Ação, parceria da prefeitura de Macaé com a empresa Smith Internacional do Brasil, e desenvolvido pela organização não-governamental Ação Comunitária do Brasil. Os cursos voltados para a área cultural, serão realizados às sextas-feiras, pela manhã e à tarde, e no sábado pela manhã, no Ciep 393, localizado na Aroeira.
O projeto Samba, Semba e Ação foi apresentado para cerca de 150 estudantes do ensino médio, fundamental e comunidade nesta sexta-feira (28), às 12h30m, com a presença do secretário Executivo de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, que representou o prefeito Riverton Mussi, Liana Almeida, da área de Recursos Humanos da empresa Smith, Carlos Alberto Reis, da Ong Ação Comunitária, e do mestre de capoeira do Rio, Berg.
- Esse é mais um projeto que promove a geração de trabalho e renda e atende uma parte da demanda social, já que é voltado para os jovens carentes da comunidade. A prefeitura é parceira da Smith Internacional do Brasil, uma empresa que atua em Macaé e que entende a importância desse trabalho investindo em projetos na área de responsabilidade social – destacou Cláudio Bogado, acrescentando que o projeto também fortalece a capoeira no município.
A ong Ação Comunitária do Brasil atua há 40 anos no Brasil, beneficiando cerca de 150 mil pessoas promovendo diversos projetos que visam a inclusão social de jovens carentes, através de qualificação profissional. Os projetos são desenvolvidos em Centros de Cidadania, na comunidade da Maré e Cidade Alta, e geridos pela Cult e Arte Comunicação Integrada, que vem desenvolvendo projetos de responsabilidade social em Macaé.
- Estaremos também acompanhando o desenvolvimento do trabalho junto aos jovens da comunidade da Aroeira - explicou Liana Almeida.
O curso terá a duração de seis meses e as aulas vão acontecer às sextas-feiras e sábados. Os alunos terão aulas de técnica de dança, como capoeira, e curso de percussão, além de criarem os próprios instrumentos musicais com material reciclável fornecido pela empresa Smith.