Foto: Divulgação
O Cine Clube Macaé Petrobras irá incentivar a divulgação da cultura brasileira
Na segunda-feira (12), a Prefeitura de Macaé e a Petrobras, por meio da Fundação Macaé de Cultura (FMC), iniciam as obras de revitalização do Cine Clube Macaé, previstas em um convênio, assinado em 19 de julho de 2007.
Entre os objetivos da reforma do prédio, que passará a ser chamado Cine Clube Macaé Petrobras, estão a recuperação do patrimônio histórico, o desenvolvimento de atividades artísticas e audiovisuais e a criação de um pólo cultural, com espaço para a realização de encontros culturais e festivais. O novo Cine Clube contará com sala de projeção, sala de arte contemporânea, centro de memória fotográfica, biblioteca, estúdios multimídia e espaços para a formação profissional.
Fundado em 1964, o Cine Clube Macaé é um marco da arquitetura modernista dos anos 60 e, durante mais de 30 anos, foi a principal referência cultural da cidade e ponto de encontro da sociedade macaense. Com o desenvolvimento das novas tecnologias audiovisuais, os equipamentos tornaram-se obsoletos e o alto custo de readaptação e manutenção levou o espaço a vivenciar um período de abandono.
Após a conclusão da obra, o Cine Clube Macaé Petrobras irá incentivar a divulgação da cultura brasileira, dando apoio às políticas públicas, oferecendo cursos e oficinas à comunidade. A parceria entre Petrobras e Fundação Macaé de Cultura é para os próximos 20 anos, numa previsão de investimento total da companhia superior a R$ 18 milhões ao longo do período.
* Com Assessoria de Comunicação da Petrobras