Foto: Moisés Bruno
Reunião foi realizada nesta quarta no Batalhão da PM
A Prefeitura de Macaé e a Polícia Militar apresentaram o planejamento da segurança para os dias do Carnaval da Alegria no município. Equipes das Secretarias Municipais de Cultura, Ordem Pública/Gaop, Mobilidade Urbana, Coordenadoria Especial de Posturas e de segurança do 32º Batalhão de Polícia Militar e Operação Segurança Presente se reuniram no BPM na manhã desta quarta-feira (8). O objetivo foi traçar um esquema em conjunto para que moradores e visitantes possam aproveitar a festa com segurança.
Além do patrulhamento de rotina, haverá policiamento extra em todos os dias da folia totalizando 100 policiais nas ruas diariamente e mais cerca de 80 guardas municipais nos pontos da festa oficial. Eles estarão de prontidão nos locais dos eventos oficiais e contarão com o apoio do policiamento ostensivo ordinário que acontece nas adjacências e continuará sendo feito durante o Carnaval.
O Secretário de Mobilidade, Jayme Muniz, solicitou reforço da segurança no Terminal Central por onde circula uma média de 80 mil pessoas por dia em época normal, bem como na rodoviária. Como os demais secretários presentes, ele frisou que a parceria da PM com a prefeitura é fundamental para que a população possa aproveitar com segurança o Carnaval.
O Secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, lembrou que, simultaneamente ao Carnaval, continuará havendo a Operação Verão que envolve o trabalho de policiais, guardas e operações conjuntas com outras secretarias municipais. As ações acontecem desde janeiro e vão até o último domingo da estação, em 19 de março, nas praias, lagoa e cachoeiras do município, cuidando dos banhistas e adjacências.
O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, apresentou a descrição, datas e horários das atrações carnavalescas nos quatro palcos oficiais na sede do município, na Barra de Macaé, Imbetiba e Cavaleiros; e em Glicério, região serrana. Na sexta-feira, a programação será das 18h às 22h e, de sábado a terça-feira, das 13h às 22h.
O comandante do 32º BPM, tenente-coronel Marcelo Amorim Arêdes, informou que o reforço de policiais será de meio-dia até às 4h da madrugada todos os dias, além do policiamento de rotina que atua 24 horas no município. Ele destacou que a PM trabalha, ainda, em parceria com a 123ª Delegacia de Polícia Civil, cujo titular é o delegado Pedro Emílio Braga.
Também participaram da reunião o coordenador de Posturas, Rafael Bartolomeu; o coordenador do Segurança Presente, Edilson Luiz; e o coordenador do Grupo de Ações Operacionais (Gaop), da Ordem Pública, Eduardo Souza, além de outros representantes da prefeitura e da PM.