Desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos, tendo como objetivo trabalhar o comércio justo e a economia solidária. Esses são os objetivos principais do curso gratuito “Inove”, que será oferecido pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria de Educação de Macaé em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). O “Inove negócios justos e solidários” tem a duração de 12 horas e acontecerá entre os dias 5 e 12 de junho, das 9h às 17h. Os alunos receberão certificados emitidos pela PUC e Sebrae.
Os candidatos interessados devem ter o ensino fundamental completo e procurar o Cetep, que fica na Rua Alfredo Backer, 363, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As inscrições só podem ser feitas pelo próprio candidato e não há reservas de vagas. Mais informações através do telefone 2770-0828 ou 2762-4025.
O Inove é ministrado pela Parceria Social, uma empresa de consultoria, graduada no Instituto Gênesis da PUC-Rio, com experiência, pesquisa e foco específico no Comércio Justo e Solidário. O curso é composto de três módulos: empreendedorismo e autogestão; mercado e inovação e plano de sustentabilidade do negócio.
A secretária de Educação, Marilena Garcia, destacou que esse é mais um fruto de parcerias estabelecidas pelo município. "O Cetep já possui parceria com a Petrobras e o Sesi. Este curso da PUC vem enriquecer nossas experiências. A população é a maior beneficiária dessa união".
A instrutora do curso, Monique Matsumura, atua desde 2003 na área de Comércio Justo e também trabalhou como assistente no projeto de Comércio Solidário da ONG Viva Rio, junto à produção de peças têxteis e marketing no ponto de venda.
Desde 2008 é consultora do Sebrae , atuando nas áreas de Comércio Justo e Empreendedorismo Social, havendo desenvolvido também trabalho como assessora de Economia Solidária no projeto Rio Ecosol, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário. Atualmente, além do trabalho de consultora, coordena o projeto Distribuidora de Moda de Comércio Justo, Brasil Social Chic da ONG Onda Solidária.