Prefeitura e Senac-Rio oferecem cursos gratuitos no município

07/11/2014 11:11:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Moisés Bruno

O objetivo é aproveitar o espaço cedido pela prefeitura para promover a inclusão social

Com o intuito de formar profissionais para atuar em diversas áreas de empreendimentos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), representantes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), estiveram reunidos nesta quinta-feira (6), na Cidade Universitária, para analisar o espaço que será implantado o projeto no município. A ação faz parte do programa “Espaço Parceiro”, do Senac-Rio. O objetivo é aproveitar o espaço cedido pela Prefeitura para promover a inclusão social. Também estiveram presentes na visita representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Macaé e da Fecomércio -RJ.

Segundo o superintendente de Rede do Senac-Rio, Francisco Lopes, o projeto oferta cursos gratuitos de Formação Inicial e Nível Técnico, como auxiliar de crédito e cobrança, promotor de vendas, vendedor, organizador de eventos, entre outros. Com duração de 160 horas, as aulas serão ministradas na Cidade Universitária.

- O município oportuniza à população, mais uma vez, acesso à educação e capacitação. A Funemac, como órgão fomentador de aprendizagem, é parceira junto ao Fumdec. Entendemos ser a educação o caminho da mudança e do crescimento e queremos a Cidade Universitária frequentada por seres pensantes e em busca de mais oportunidades -, destaca o presidente da Funemac, Gleison Guimarães.

De acordo com o presidente do Fumdec, Vandré Guimarães, esse projeto é um ganho para o desenvolvimento do município. “Dentro da nossa política de retenção de empregos, dando apoio aos projetos de infraestrutura, estamos visando expandir os cursos gratuitos, buscando a capacitação de mão de obra, que hoje é um dos gargalos do desenvolvimento econômico”, afirma.

Durante a visita, os representantes visitaram um terreno na avenida Industrial. Vandré explica que se trata de uma área de 29 mil metros quadrados doada para o Senac implantar uma nova unidade no município.

Francisco Lopes ressalta que, hoje, Macaé possui duas unidades do Senac, com cerca de mil alunos matriculados, e acrescenta: “Caso o Senac-Rio aprove o projeto da construção de uma nova unidade nessa área, serão atendidos mil e quinhentos alunos por dia, divididos em três turnos. Além da implantação de laboratórios e cursos que não são disponibilizados nas outras unidades ”, destaca.


Fotos Relacionadas