A Prefeitura de Macaé e o Sesc RJ lançam nesta quinta-feira (30) o projeto "RedeSesc+Esporte". Serão oferecidas aulas gratuitas de modalidades esportivas para crianças e adolescentes de baixa renda. Podem participar meninos e meninas entre 4 e 17 anos cuja renda familiar bruta não ultrapasse três salários mínimos nacionais. A cerimônia que marcará o início do projeto será no Campo de Futebol do bairro Malvinas, às 8h, com as presenças do craque do futevôlei Anderson Águia e do ex-zagueiro do Vasco Odvan.
Com a parceria, o Sesc RJ fornece um quantitativo de camisas, materiais esportivos, ambientação e coordenação técnica. Vivências e palestras inspiradoras de atletas de ponta voltadas para professores e alunos também estão incluídas no projeto. O município cede a estrutura física e os professores para a realização do projeto, e fica responsável pelo processo de inscrição.
O RedeSesc+Esporte foi criado para ampliar o trabalho da instituição como propagadora do esporte como ferramenta de inclusão social. Ele é dirigido para crianças em idade pré-escolar e estudantes, acontecendo em municípios onde o Sesc RJ não tem unidades fixas, caso de Macaé, onde o projeto será realizado no Campo de Futebol do bairro Malvinas.
Além de Macaé, participam do projeto os municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Macuco, Cordeiro, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu (Barra de São João), Cachoeiras de Macacu, Itaperuna, São João da Barra, Cambuci, Laje do Muriaé, Miracema, Italva, Porciúncula, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Natividade, Itaocara e Varre-Sai.
Inscrições – Para se inscreverem, os estudantes e os pais (ou responsáveis) devem procurar a coordenação de suas escolas ou as Secretarias de Esporte e Educação dos municípios. Depois irão preencher um formulário do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), iniciativa pela qual o Sesc RJ oferece à população de baixa renda o acesso a serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.