logo

Prefeitura em parceria com Unesco e Odebrecht implanta projeto Escola em Ação

19/08/2008 17:47:17 - Jornalista: Cesar Dussac

A prefeitura, por intermédio da secretaria Executiva de Gestão Integrada, assina no Hotel Du Lac, nesta quinta-feira (21), 16h, um protocolo de intenções com as parceiras Odebrecht e Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura – Unesco. O objetivo é implementar o Projeto Escola em Ação na Escola Municipal do Botafogo, Escola Municipal Eraldo Mussi nas Malvinas e Escola Municipal Balneário Lagomar

O projeto manterá a escola aberta nos fins-de-semana à comunidade, para a prática de atividades esportivas, capacitação de mão-de-obra e outros eventos. “Vamos buscar os interesses da comunidade”, disse o secretário, coronel Edmilson Jório. Segundo ele, antes do início do projeto, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Botafogo vai realizar pesquisa para levantar os interesses da comunidade. “Com os interesses da comunidade depurados, o início do projeto está previsto para setembro”, afirmou.

- O projeto é resultante da implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), oferecido voluntariamente pela Odebrecht ao município. A Unesco é, atualmente, parceira do Ministério da Justiça (MJ) para promover as ações sociais previstas no Pronasci. Desta forma, estamos nos antecipando às ações futuras programadas nesta parceria, explicou Jório.

O coronel falou sobre os profissionais envolvidos no trabalho e os custos do projeto. “Os custos da prefeitura se resumem na cessão do espaço (escola) e de funcionários da administração. O gerenciamento da atividade, que requer corpo técnico mais específico na área das ciências sociais, e as despesas ficarão a cargo da Unesco. O trabalho dos técnicos da Unesco tem por objetivo diagnosticar as necessidades mais específicas de atuação do poder público”, detalhou.

- Nos primeiros momentos, estão diretamente empenhadas as secretarias de Desenvolvimento Social e Humano e Educação. À medida que o projeto for se consolidando, e com o surgimento de novas demandas nas comunidades, outros órgãos setoriais da administração municipal, certamente, serão convocados para dar sua contribuição.