As inscrições são remotas e as capacitações online, presenciais ou híbridas.
A Secretaria de Educação de Macaé, através do Centro de Formação Professora Carolina Garcia e em parceria com Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Federal Fluminense (IFF/Macaé) e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), está com inscrições remotas abertas para seis atividades formativas gratuitas.
O curso online (Google Meet) ‘Boas Práticas na Manipulação de Alimentos’ tem o objetivo de promover a manutenção da saúde da comunidade, por meio da redução da exposição aos riscos associados à manipulação inadequada dos alimentos. O curso tem como base as legislações e diretrizes vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A capacitação, com carga horária de 20 horas/aula, terá início em 13 de novembro. As inscrições devem ser feitas pelo link Boas Práticas na Manipulação de Alimentos| Online.
Para professores, será oferecido o curso de ‘Produção de Mídias’. No programa estão: Fotografia; Edição de fotografias; Vídeo; Edição de vídeos; PodCast; Edição de PodCasts; Diagramação e Desenvolvimentos de apresentações. A formação tem duração de 26 horas/aula, sendo 12 horas de atividades transmitidas remotamente nos horários de aula e 14 horas de aulas presenciais no Nupem/UFRJ, localizado no bairro São José do Barreto. O curso teve início na última terça-feira (19). As inscrições ainda podem ser feitas pelo link Produção de Mídias para Professores.
Também está com inscrições abertas o ‘Libras - Módulo II’, que se iniciou em 28 de agosto. As aulas acontecem na Cidade Universitária, bairro Granja dos Cavaleiros. Esta capacitação de 40 horas/aula pretende dar continuação ao aprendizado da Libras, colaborando para a acessibilidade da pessoa surda. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário no link Curso de Libras módulo ll.
Será ministrada ainda a formação ‘A Educação Pública no Século XXI: pressupostos teórico-metodológicos para o processo ensino-aprendizagem’, com carga horária de 40 horas/aula, sendo três presenciais na Cidade Universitária. O curso começou no dia 5 deste mês. Os conteúdos são: Fatores determinantes e condicionantes ao processo ensino-aprendizagem; Gestão democrática e participativa e sua relação ao processo ensino-aprendizagem; Neurociência e Educação; Formação de professores para a escola do século XXI; Novas Tecnologias em Educação e Aprendizagem significativa. O link para inscrição é o A Educação Pública no Século XXI.
O curso ‘Letramentos Digitais’ abordará: Aprendizagem Baseada em Problemas; Letramentos Digitais – metáforas conceituais, transferência dos interesses pessoais para as tarefas acadêmicas e profissionais, segurança digital, confiabilidade das informações; Autoria e compartilhamento; Videogames - violência, controle social, fake news, ensino e Memes. Esta formação presencial de 40 horas/aula, na Cidade Universitária, terá início em 5 de outubro. A inscrição deve ser feita pelo link: Letramentos Digitais.
Já a capacitação 'Experimentação no Ensino de Ciências’, de 30 horas/aula remotas e presenciais na Cidade Universitária, começou no último dia 15. Esta formação continuada para professores visa proporcionar o desenvolvimento e a utilização de metodologia da experimentação com os alunos, para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Os interessados devem se inscrever pelo link: Experimentação no Ensino de Ciências.