A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, promove, nesta quinta-feira (29), às 19h, no auditório do Colégio Matias Neto, a nona cerimônia de formatura do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), onde cerca de 500 certificados serão entregues aos alunos que cursaram os cursos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Com essa formatura, o Cetep ultrapassa a marca de 15 mil certificados emitidos nos últimos quatro anos.
Nesses três meses, foram oferecidos os cursos gratuitos de: Autocad, Inglês Básico, Informática Básica, Técnicas Básicas de Recursos Humanos, Técnicas Básicas em Departamento Pessoal, Técnicas Básicas de Secretaria e Recepção, Curso Básico de Almoxarife,Técnicas Básicas de Administração e Logística, Telefonista, Informática Avançada, NR 10, Técnicas Básicas de Recepcionista e Telefonista com Ênfase em Atendimento ao Cliente, Português para concurso, Noções Básicas de Matemática Financeira, Matemática Básica para concurso, Bombons Finos e Curso Básico de Salgadeiro.
O secretário de educação, Guto Garcia, lembra que o Cetep está executando o programa Macaé Mais Feliz, com cursos para as mulheres na área da construção civil apelidados de “pereirão” com cerca de 50 alunas. “A partir de abril teremos mais 440 vagas dos cursos em parceria com o Sesi-Senai (Inglês, Informática, Espanhol e Pré-Enem) e mais duas mil vagas em 40 cursos da prefeitura por mês”.
A oferta de oportunidades para a população se qualificar e conseguir inserção no mercado de trabalho prossegue com as inscrições abertas para os cursos de qualificação gratuitos que são ministrados na sede do Cetep e também no Colégio Maria Isabel; Escola de Qualificação de Córrego do Ouro e Imbetiba; Complexo Popular de Alimentação (Copa), na Barra; Escola Jofre Frossard, no Botafogo; Colégio Eraldo Mussi, na Malvinas; Ciep Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, Pousada da Cidadania; Escola Jacyra Tavares Durval, no Novo Cavaleiro; Colégio Ivete Santana de Aguiar, no Frade; Colégio Elza Ibrahim, na Ajuda; Colégio Samuel Brust, na Fronteira e Colégio Sandra Araújo, no Sol y Mar”.
O Cetep foi o órgão executor do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos não exclusivos à cadeia do petróleo do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), uma parceria entre a Prefeitura de Macaé e a Petrobras. Nesse projeto, entre 2008 e 2011, foram cerca de 80 cursos. Em sua primeira etapa, concluída com sucesso antes do previsto, a meta era qualificar 5740 pessoas, mas foi ultrapassada alcançando 6.985 formandos nos 54 cursos oferecidos. A segunda etapa, encerrada ano passado, também ultrapassou a meta, certificando 3090 alunos em 24 cursos. Neste ano, acontece a terceira fase do projeto. O município recebe pessoas de várias regiões do país devido à cadeia do petróleo. O Cetep tem capacitado os profissionais em diversas áreas de serviços, contribuindo para diminuição do desemprego e consequentemente da violência,