Prefeitura entrega alimentos arrecadados na primeira rodada do Showbol em Macaé

16/05/2007 17:16:05 - Jornalista: Catarina Brust

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Theodomiro Bittencourt Filho, o Mirinho, fez a entrega de uma tonelada de alimentos não perecíveis nesta quarta (16), na Casa do Idoso. No total, foram arrecadadas 3,2 toneladas de alimentos na primeira rodada do Torneio Rio-São Paulo de Showbol, realizado nos dia 05 e 06 de maio. Uma tonelada já havia sido entregue semana passada no Lar São Francisco de Assis. Neste fim de semana (19 e 20), o torneio acontece em Macaé, no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt.

A Liga Beneficente São João Batista (Casa do Idoso), abriga 90 idosos e tem 83 funcionários que trabalham em turnos de 24 horas. A entidade macaense sobrevive com subvenção mensal de R$ 41 mil da prefeitura de Macaé, supervisionada pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), e de doações de voluntários. Feijão, arroz, óleo, açúcar, macarrão, foram alguns dos itens entregues pela prefeitura para a Casa do Idoso.

- Através desse evento, a prefeitura conseguiu arrecadar mais de três toneladas só na primeira rodada. Além de assistir um espetáculo com os grandes craques do futebol, o torcedor macaense ajuda as entidades do município. Neste fim de semana, teremos mais uma etapa e, no dia 02 de junho, a final que será em Macaé. Esperamos arrecadar uma boa quantidade de alimentos para as instituições filantrópicas - declarou Mirinho.

A Coordenadora de Saúde da Casa do Idoso, Margarida Vieira da Silveira, ressaltou a importância da doação.

- Esse trabalho é muito bonito. Além dos idosos que moram aqui, também temos muitos funcionários que trabalham na enfermagem, fisioterapia, ambulatório, farmácia, entre outros. Essa doação chegou na hora certa - destacou a coordenadora da Liga Beneficente São João Batista, fundada em 31 de julho de 1923. A entidade é presidida por Arthur Benjamim de Aguiar.

Showbol - No sábado (19), jogam Fluminense e São Paulo, às 14h; e Vasco e Corinthians, às 15h30. No domingo (20), jogam Botafogo e Santos, às 12h, e Flamengo e Palmeiras, às 13h30. Com a rodada do último fim de semana (12 e 13), Palmeiras, Fluminense e Flamengo estão na frente da classificação, com seis pontos cada.

Para a competição deste fim de semana, os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não-perecível, no Centro de Treinamento (CT) da secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na Rua Duque de Caxias, 80, das 9h às 18h, e no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, na Riviera Fluminense, no mesmo horário.

O evento é organizado pelos jogadores Ricardo Rocha, ex-zagueiro da Seleção Brasileira de Futebol, e Djalminha, ex-Flamengo e La Coruña, da Espanha, com apoio das prefeituras de Macaé e de Guarulhos. A secretaria municipal de Esporte e Lazer organiza o evento no município, com apoio da Fundação de Esporte de Macaé.

- O prefeito Riverton Mussi se empenhou em trazer a competição para Macaé. É uma oportunidade dos torcedores dos clubes brasileiros verem seus atletas de perto, jogando. O showbol é uma mistura de futebol de campo com futebol de salão, a bola não sai da quadra, por isso o jogo é movimentado e cheio de gols. Vale a pena assistir - destaca o subsecretário de Esporte e Lazer, Valter Bittencourt, o Valtinho.

O evento é transmitido pela Sportv e Rede TV. O critério para desempate, após pontos ganhos, números de vitórias, é saldo de gols, e depois gols marcados. O Flamengo tem saldo positivo de sete gols, e marcou 31. É o melhor ataque da competição. O Fluminense tem saldo positivo de seis gols e marcou 25. O Botafogo tem saldo positivo de cinco gols, e marcou 21. O Botafogo sofreu 16 gols e tem a defesa menos vazada da competição. O Vasco da Gama tem saldo negativo de seis gols e marcou 18 gols.

No grupo dos paulistas, o Palmeiras tem saldo positivo de um gol, e marcou 19 gols. O Corinthians tem saldo zero, e marcou 29 gols. É o 2º melhor ataque. O Santos tem saldo negativo de três gols, e marcou 18. O São Paulo tem saldo negativo de 14 gols, e marcou 17.