Foto: Maurício Porão
A coordenadora do Espaço Lecler, Raquel Gomes, entrega certificado a aluna do Programa Renda Mulher
Como resultado de uma política comunitária que beneficia o sexo feminino residente em Macaé, com qualificação, a Subsecretaria de Política para as Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé, entregou esta semana mais de 70 profissionais para o mercado de trabalho. Os cursos oferecidos pelo Programa Renda Mulher foram executados no Espaço Mulher Cidadã “Erosita França Lecler”, localizado na Rua da Igualdade.
Durante vários meses as alunas dos cursos de Depilação, Auxiliar de Cabeleireiro, Culinária e Artesanato estiveram se preparando para receber o certificado que lhes dará o direito de concorrer com outros profissionais das áreas de beleza, alimentação e artesanal o mercado de Macaé. As quatro capacitações foram encerradas na segunda-feira (1), com uma confraternização entre alunas e professoras.
Segundo a coordenadora do Espaço Lecler, Raquel Gomes, o Programa Renda Mulher visa a inserção das mulheres no mercado de trabalho. “Nossa meta é qualificá-las, pois as mulheres de hoje em dia colaboram com o sustento familiar”, disse, informando ainda, que outros cursos estão em andamento no Espaço Lecler. “Temos outros cursos de cabeleireira, depilação, culinária e de artesanato em geral que terão seu termino no mês de dezembro”.
Ela explicou que o curso completo de cabeleireiros é ministrado pela professora Jussara Pires e vem sendo desenvolvido desde o mês de fevereiro. “São 140horas/aula para prepará-las e deixá-las prontas para o mercado de trabalho ou montarem seu próprio negócio - um salão de cabeleireiros”, frisou.
A concludente dos cursos de auxiliar de cabeleireira e de depilação, Aline Bensi (28 anos), moradora do Lagomar falou da chance de fazer os dois cursos. “Essa qualificação foi a melhor oportunidade que a Prefeitura poderia proporcionar em minha vida e nas mulheres macaenses que se habilitaram aqui, no Espaço Lecler”, destacou.
A subsecretária de Política para as Mulheres, Rosaly Chaloub falou que capacitar para o mercado de trabalho é uma das metas da Prefeitura de Macaé.
- A preocupação do Governo Riverton com a qualificação e geração de renda para as mulheres é grande, prova disso foi a criação do Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, com o objetivo de prosseguir com a política comunitária que beneficia a mulher, gerando renda e habilitando-a para o mercado de trabalho – acentuou Rosaly.