O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o vice prefeito, Carlos Augusto de Paula, o Carlão, e o secretário de Saúde, Fernando Diogo, inauguraram nesta terça-feira (26) quatro consultórios odontológicos que irão atender os usuários do Programa Saúde da Família (PSF) nos bairros Balneário Lagomar, Aterrado do Imburo, Fronteira e Cajueiros.
Durante a inauguração no Balneário Lagomar, o prefeito anunciou que o município irá adquirir o imóvel onde já funciona o PSF no bairro. Além disso, a região do Lagomar ganhará outra unidade do programa para descentralizar e ampliar o atendimento. “A saúde é uma das prioridades do meu governo e o PSF é a porta de entrada do sistema de saúde, pois cuida do cidadão a partir da prevenção. É um dos grandes programas sociais do município”, afirmou.
O prefeito informou ainda que o município está adquirindo uma unidade odontológica portátil, para atendimento domiciliar e mais um ônibus com consultório dentário. Riverton destacou ainda que o município terá um Banco de Leite Humano. “Também estamos adquirindo quatro veículos para atender ao Programa de Saúde da Família”, disse.
O vice-prefeito Carlos Augusto de Paula disse que a instalação do atendimento odontológico nas unidades do PSF é um diferencial do programa, além de descentralizar os serviços e diminuir o fluxo de casos ambulatoriais nas emergências odontológicas. “A tendência do governo é ampliar as ações na área de saúde, como por exemplo, a implantação do Hospital da Mulher, na Barra, e o Hospital da Serra, no Trapiche”, comentou.
De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Diogo, além do PSF da Nova Esperança que será inaugurado nesta quarta-feira (27) às 16h, em breve serão implantadas mais duas unidades - uma no bairro da Aroeira e a outra na Barra/Brasília. Ele acrescentou que o Programa Saúde da Família é o carro chefe para o atendimento básico de saúde.
O coordenador de Saúde Bucal, Paulo Roberto Seady acrescentou que com a inauguração dessas novas unidades o município passa a contar com 39 unidades odontológicas, sendo que duas de emergência e o ônibus “Expresso da Saúde”.