Dando prosseguimento ao projeto de informatização das escolas municipais de Macaé, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, iniciou esta semana a entrega de impressoras multifuncionais em 16 escolas. A primeira a receber foi a Escola Municipal Balneário Lagomar, no bairro de mesmo nome, onde o novo recurso foi recebido com animação.
Para a diretora Maria Auxiliadora Silva de Carvalho, a copiadora será de grande utilidade para a unidade.
- Imprimimos ofícios, avaliações, atividades de professores, entre outros documentos e esta máquina irá, sem dúvidas agilizar o serviço. Temos 47 turmas e o volume de documentos que precisamos imprimir e copiar é muito grande, disse.
As máquinas estão sendo entregues nas escolas de cada setor com maior número de alunos.
- As máquinas já possuem contrato de manutenção e reposição de papel e toner. Também será dado treinamento a um funcionário de cada unidade que receber o equipamento, explicou o secretário Guto Garcia.
Receberão as máquinas as unidades: C.M. Claudio Moacyr de Azevedo; C.M. Profª. Maria Isabel Damasceno Simão; C.M. Prof.ª Elza Ibrahim; C.M. Wolfango Ferreira; Ciep 455 Municipalizado Maringá; E.E.M. Polivalente Anísio Teixeira; Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro; C.M. Prof. Samuel Brust; C.M. Profª. Maria Letícia Santos Carvalho; C.M. Botafogo; E.M. Professora Eda Moreira Daflon; C.M. Engenho da Praia; C.M. Pedro Adami; C.M. Aroeira e Ciep Prof. Darcy Ribeiro.
Informatização da rede municipal de Educação
Essa é mais uma fase do projeto de informatização da rede municipal de educação que iniciou em 2009 com a entrega de computadores para a administração das escolas municipais. No mesmo ano também foi iniciada a instalação de laboratórios de informática nas escolas municipais e do link de internet nas unidades.
Paralelamente, foi realizada a implantação do Software de Gestão da Educação, que tem como objetivo tornar mais eficiente a gestão das escolas municipais de Macaé. O software permite acompanhar boletins, observações dos professores e outros dados, pela internet, além de gerar relatórios, que poderão auxiliar a Secretaria de Educação em suas ações.
Outra etapa do projeto de informatização das escolas municipais foi a implantação do ofício digital em todas as escolas, que iniciou em maio de 2010. Também com objetivo de trazer melhorias para a população, foi implantado o sistema de pré-matrícula on-line (pela internet). Em funcionamento desde o início de 2010, democratizou o acesso à rede de ensino municipal, e acabou com as filas. Para realizar a inscrição, basta ao responsável preencher o formulário, disponível no site da Prefeitura. A efetivação da matrícula é feita na escola.
O objetivo do projeto é reduzir a exclusão e criar uma cultura digital entre os estudantes, além de facilitar e agilizar a gestão escolar.