logo

Prefeitura entrega mais uma unidade de saúde

18/05/2016 14:56:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

ESF da Nova Esperança foi inaugurada nesta quarta-feira, ampliando a rede de assistência básica de saúde

A população da Nova Esperança comemorou, nesta quarta-feira (18), a inauguração da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atenderá ao bairro. "É muito bom. Temos agora uma unidade perto de casa", disse Raiane Nogueira da Silva, 21, dona de casa e mãe de três filhos, a menor com nove meses de idade. Atendida pela unidade da Barra, Elisete da Silva, 41 anos, mãe de quatro filhos e doméstica, também estava feliz. "Estou achando ótimo, agora vai ficar mais perto para a gente ser atendido", falou.

Com 283 metros quadrados de área, o ESF da Nova Esperança é fruto do projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de acordo com regras do Fundo Nacional de Saúde. A unidade irá atender à população com um médico (às segundas e quintas), cinco agentes comunitários de saúde e dois técnicos de enfermagem (da própria localidade), enfermeiro, fisioterapeuta e assistente social. Esse é o segundo equipamento público do bairro pelo PAC, que já conta com um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e 64 unidades habitacionais.

De acordo com a coordenadora do ESF, Jussara Natalino, o objetivo é atender quatro mil pessoas de um total de 750 famílias. O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, secretários municipais, além de vereadores, participaram da inauguração. O médico Attilo Moreira, um dos mais idosos da rede, e o presidente da Associação de Moradores da Nova Esperança, Vagner Ferreira Eusébio, o Vaguinho, também estiveram presentes.

- Essa é a concretização de um desejo da comunidade e também da administração municipal em levar o atendimento de saúde mais próximo da população. Agradecemos aos agentes comunitários de saúde pela coragem e pelos serviços que realizam no seu enfrentamento diário. O governo municipal vem reestruturando o setor – implantação da Casa da Vacina e do Curativo, Centro Municipal de Apoio ao Paciente Oncológica, Irmãs do Horto, Centro de Especialidades Odontológicas, além de novas Unidades Básicas de Saúde como as do Barreto, Visconde, Lagomar – para ampliar a rede de assistência e a qualidade dos serviços prestados – pontuou Dr. Aluízio.

A gerente da ESF da Nova Esperança, Thalita Barbosa da Gama, explicou que o objetivo é a prevenção com atendimento médico, exames preventivos, pré-natal, realização de curativos, aplicação de vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde, e acompanhamento de hipertensos, diabéticos, proporcionando melhor qualidade de vida.

Durante a inauguração, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab) realizaram ações no local. O CCZ distribuiu panfletos e alertou a população sobre o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunha e o Zika vírus. "O bairro recebe atendimento constante no combate ao mosquito, com visitas periódicas, aplicação de larvicidas e instalação de telas em caixas d'água", detalhou o coordenador do CCZ. Já a Agetrab proporcionou um Dia de Beleza, realizado pelas alunas do curso de cabeleireiro da agência, com cortes de cabelos, masculinos e femininos, e design de sobrancelhas para a população.

Clique aqui para assistir ao vídeo.